ensinoepesquisa@ghc.com.br
(51) 3357-2800

Notícias

  











Outras Notícias

2023 2022 2021 2020





2024



29/04/24
FaCS/GHC promove aulas abertas no mês de abril

Ao longo do mês de abril de 2024, a unidade curricular Organização de Serviços de Saúde 3 (relacionamento com cliente/usuário) do terceiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (FaCS-GHC) sob a regência da Profa. Dra. Cledy Eliana dos Santos promoveu quatro palestras destinada aos estudantes, aos trabalhadores do GHC e aos interessados em geral.

O tema de serviço de ouvidoria do Grupo Hospitalar Conceição, história e principais contribuições para a qualidade da assistência foi desenvolvido na noite do dia nove, com a explanação de Carolina Langhammer Gonçalves e David Rodrigues de Oliveira, trabalhadores do setor de ouvidoria do GHC.

         
No dia 11, tivemos a participação da senhora Leda Fernandes Bertamoni, coordenadora de hotelaria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que abordou a temática dos serviços de recepção, telefonia e vigilância na relação com o usuário de serviços públicos de saúde. No dia 17, a assistente social Eliana Affonso de Barros, trouxe sua experiência sobre o serviço social e a garantia de direitos na área da Saúde, especificamente no Hospital da Criança Conceição. Para finalizar, no dia 25 a Enfa. Dra. Maristela Vargas Losekann ministrou a aula de encerramento com o tema de Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS. Essas atividades são abertas e oferecidas mediante o Sistema Integrado de Inscrições e Gestão de Cursos (https://cursos.ghc.com.br/SIN/) e o convite visa valorizar a experiência profissional e/ou acadêmica promovendo maior aproximação entre a teoria e a prática

25/04/24
Visita Técnica da FaCS/GHC à Associação dos Hospitais de Porto Alegre - AHPA


Os estudantes da turma 4 matriculados na disciplina de Organização de Serviços de Saúde 2 (Serviços de Apoio e Operações) do terceiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (FaCS-GHC) juntamente com a professora Christine Kubiszewski Moreira, realizaram visita técnica à Associação de Hospitais de Porto Alegre – AHPA. Esta atividade teve como objetivo conhecer as instalações e todas as etapas do processo de lavagem do enxoval hospitalar.


                                              


A AHPA processa diariamente até de 21 mil kg de enxovais hospitalares, com uma média de 550 mil kg por mês, atualmente atende todos os hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, incluindo a UPA Moacyr Scliar, Hospital Divina Providência, Hospital da Restinga e Extremo Sul, Hospital Independência, Hospital Ernesto Dorneles e Hospital Vila Nova.

A professora e os estudantes ficaram agradecidos com a receptividade, a atenção e a disponibilidade dos gestores Gilson Gravina e Alexandre Cruz de Vargas, que mostraram toda a complexidade do processo de lavagem com riqueza de detalhes deste serviço de apoio hospitalar tão essencial às instituições de saúde de Porto Alegre.


25/04/24
GHC realiza 1º encontro dos Núcleos de Inovação


Ocorreu, nesta quinta-feira, 25 de abril, no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, o 1º Encontro dos Núcleos de Inovação, promovido pela Diretoria de Inovação Gestão do Trabalho e Educação do Grupo Hospitalar Conceição, com o objetivo de incentivar iniciativas inovadoras e educacionais, além de promover a cultura de inovação no cotidiano dos serviços da instituição.

A diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação do GHC, Quelen da Silva, relata que "é importante o Grupo se tornar um polo de inovação e pesquisa. A Diretoria de Inovação e as gerências que a compõem são fundamentais para os processos de inovação, pois são organizados a partir dos interesses públicos. O planejamento estratégico é o norteador das iniciativas de inovação, com isso, queremos ser o polo da inovação do SUS".


Além de Quelen, compuseram a mesa de abertura o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Edenilson Bomfim, o coordenador do Comitê de Inovação do GHC, Diego Kurtz, o assessor da Diretoria de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação do GHC Fernando Anschau, a coordenadora da Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento do GHC, Aline Branchi, a assessora da diretoria Micheli Rosseto e o analista de Inovação do Hospital São Lucas da PUCRS, Daniel Moreira Alves. O diretor de Atenção Primária à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, também esteve presente.

 
22/04/24

Submissões abertas para próxima edição do Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde - Escola GHC


O Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde (CaEPS) é um periódico eletrônico e interdisciplinar editado pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP-GHC). Destina-se às publicações que dialogam com a Saúde Pública e as Ciências da Saúde, inclusive nas suas interfaces com as Ciências Humanas.

Recebemos manuscritos em fluxo contínuo e com possibilidade de publicação para a próxima edição de junho de 2024.

Vejam as orientações no site da Revista:

Equipe Editorial CaEPS



16/04/24

Escola GHC realiza Acolhimentos dos Fellows

Nesta segunda-feira, 15 de abril, ocorreu no Hospital Nossa Senhora da Conceição o “Acolhimento dos Fellows 2024”, promovido pela Escola GHC. O evento tem como objetivo realizar a integração e o acolhimento dos novos alunos que iniciarão os programas de pós-graduação e aperfeiçoamento, chamados Fellowship, que oferecem a oportunidade de aprofundar conhecimentos e habilidades em áreas específicas para que os médicos se tornem especialistas altamente qualificados.



“Hoje recebemos sete médicos que possuem residência em diversas áreas, mas que ainda buscam aperfeiçoamento em procedimentos e técnicas que não foram exploradas dentro dos seus programas de residência com o volume de atendimentos que eles precisavam, então, organizamos esses cursos de aperfeiçoamento denominado fellows”, explica o coordenador de Ensino e Pesquisa da Escola GHC, Rodrigo Azevêdo.



Com isso, a intenção do programa é incentivar o ensino que proporciona uma experiência prática intensiva, permitindo que os “fellows” lidem com uma ampla variedade de casos clínicos, incluindo participação em cirurgias complexas, gestão de casos desafiadores e a tomada de decisões clínicas importantes, enfatizando o desenvolvimento de habilidades não cirúrgicas, como gerenciamento de pacientes, a comunicação eficaz e a coordenação de equipes médicas.


15/04/24
Mestrado Profissional promove Seminário de Avaliação de Tecnologias em Saúde

Na última sexta-feira, 12 de abril, houve aula aberta do Seminário de Avaliação de Tecnologias em Saúde, sob regência da Professora Estefânia Inez Wittke. O tema deste dia foi Cuidados Paliativos, com a Drª Luciana Saavedra, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Grupo Hospitalar Conceição. Além dos alunos matriculados na disciplina, tivemos a participação de 22 inscritos interessados no tema.


Em breve faremos a divulgação das novas datas e temas do Seminário de Avaliação de Tecnologias em Saúde, os quais também estarão abertos à comunidade interessada. Fiquem atentos na página da Escola GHC!
10/04/24
Programa Atenção à Saúde Mental da Residência Multiprofissional realiza seminário

O último encontro do seminário de programa da Residência Multiprofissional em Saúde - Programa Atenção à Saúde Mental contou com a participação da professora Dra. Analice Palombini, docente do Instituto de Psicologia da UFRGS. Com ampla experiência de trabalho e pesquisa na temática da atenção psicossocial, Analice apresentou a história da loucura e das políticas de saúde mental em uma perspectiva interseccionalizada às questões de gênero, raça e classe, oportunizando o debate sobre as urgências colocadas à reforma psiquiátrica na atualidade.


Conduzido pela psicóloga Christiane Silveira Kammsetzer e pela técnica em educação e arteterapeuta Lidiele Berriel de Medeiros, o seminário de programa compõe o percurso formativo de residentes de primeiro e segundo ano, no âmbito da saúde mental.

05/04/24
Em março a Escola GHC recebeu o Certificado de Pertencimento da REDESCOLA

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) é um espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no brasil. Composta por 65 Escolas, Núcleos de Saúde e Centros Formadores, integrando Escolas ligadas aos Sistemas Estaduais e Municipais de Saúde e Centros Universitários engajados nessas atividades nas cinco regiões do país.



A REDESCOLA tem como missão: Articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.


Para saber mais: https://redescola.ensp.fiocruz.br/bem-vindos-redescola










27/03/24

Lançado Edital para seleção discente do Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS





O curso visa formar profissionais capazes de atuar de modo gerencialmente estratégico, em organizações e sistemas de saúde, a partir de um referencial de análise crítica de avaliação e incorporação de tecnologias na saúde.

A seleção destina-se a profissionais portadores de diploma do curso de graduação interessados no desenvolvimento de estudos do campo da saúde, com ênfase nas três linhas de pesquisa: gestão, assistência e educação com foco na qualificação e no aprimoramento das políticas públicas vinculadas ao SUS.

Serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) vagas, sendo estas distribuídas em três grupos específicos:

- Grupo 1 (um): profissionais do quadro permanente de empregados, que ocupam cargo de nível superior no GHC, com 02 (dois) ou mais anos de vínculo empregatício – 09 (nove) vagas;

- Grupo 2 (dois): profissionais com formação e/ou atuação no campo da saúde – 08 (oito) vagas;

- Grupo 3 (três): profissionais do quadro permanente de servidores da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – 08 (oito) vagas.

Sendo que em cada grupo serão destinadas 30% das vagas aos candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

O edital completo está disponível no link abaixo: https://inqc.org.br/docs/144/dd00fcfc0b6c0b8c4837a12f56105cdb.pdf



12/03/24
Realizada nova edição da Atividade de Extensão FaCS Convida


Na noite de 11 de março de 2024, a Escola GHC teve a honra de sediar mais uma edição do FaCS Convida, um projeto de extensão que visa compartilhar o conhecimento acadêmico com a comunidade por meio de aulas abertas. A palestra virtual intitulada "Comunicação nas organizações de saúde: o caminho estratégico para fortalecer a cultura de cuidado no contexto da gestão de riscos para prevenção de crises", ministrada pela consultora pesquisadora em Comunicação Social Ana Negreiros, reuniu discentes do Curso Superior de Gestão Hospitalar e trabalhadores do GHC, proporcionando um enriquecedor debate sobre a importância da comunicação nas organizações de saúde.



O evento organizado pela Docente titular da Disciplina de Gestão de Riscos, Profª Dda. Cecília Soster destacou a relevância da comunicação eficaz na construção de uma cultura de cuidado sólida, essencial para a gestão de riscos e a prevenção de crises no ambiente hospitalar.





06/03/24
GHC participa de aula inaugural das residências em área profissional da saúde

Nessa terça-feira, 5 de março, ocorreu, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a aula inaugural das residências em área profissional da saúde. Nela, participaram as instituições Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, UFRGS, Ulbra e Unisinos.



Na ocasião, o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, falou para o público presente: "o Sistema Único de Saúde é muito importante e vocês são muito importantes para o SUS. Saúde não é profissão, e sim equipe, intersetorialidade, multidisciplinaridade e interprofissionalidade. Vocês não vêm para as nossas instituições para somente aprender, mas as nossas instituições precisam aprender com a energia e juventude de vocês, que, muitas vezes, têm outra visão de mundo, de sociedade, do SUS, e essa troca é extremamente importante".


A coordenadora da Comissão da Residência Multiprofissional (Coremu) do GHC e presidenta da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência do Estado, Thaiani Vinadé, disse que "a construção do SUS se fez a partir de muita luta, e é também com muita luta que buscamos construir uma lógica de cuidado que se paute no olhar e na atuação multiprofissional".

O evento contou com a participação, por vídeo, do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e conselheiro de Administração do GHC, Felipe Proenço.

Créditos: Lorenzo Mascia

06/03/24
Residência Multiprofissional em Saúde do GHC integra novos residentes

Teve início na última sexta-feira, 1º de março, a Semana de Acolhimento e Integração dos novos residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. Para este ano, foram disponibilizadas 74 vagas, com a novidade da inclusão de alunos cotistas, sendo estes pretos, indígenas, transgênero e pessoas com deficiência. A residência conta com oito programas: Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Atenção à Saúde Mental, Atenção ao Paciente Crítico, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Enfermagem Obstétrica, Onco-Hematologia, Gestão em Saúde e Saúde da Família.



O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, e o diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, estiveram na recepção aos residentes, que ocorreu no Auditório Jahyr Boeira de Almeida. Eles deram as boas-vindas à turma e destacaram a importância da formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).


A coordenadora da Comissão Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) do GHC, Thaiani Farias Vinadé, também saudou os residentes. "A chegada de uma nova turma de residentes sempre nos enche de orgulho e esperança. Formar trabalhadores para o SUS é fundamental se queremos um SUS forte, que dê conta das necessidades de saúde da população e que esteja articulado com o que há de mais novo em termos de tecnologias do cuidado", disse ela.


A Residência Multiprofissional do GHC é pioneira na formação no país, comemorando em 2024 seus 20 anos, sendo inclusive anterior à lei que instituiu as residências multiprofissionais no Brasil, que é de 2005. Durante esses 20 anos, a residência formou mais de mil profissionais. A Coremu prevê para este ano a ampliação de novos programas e a inclusão de novos profissionais em programas já existentes.

Créditos: Andréa Araujo (Texto). Lorenzo Mascia (Fotos).

05/03/24
FaCS-GHC forma 2ª turma do Curso Superior em Tecnologia  em Gestão Hospitalar

No último sábado, 2 de março, foi realizada a formatura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. No total, cinco formandas colaram grau no evento, que ocorreu no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC.



“É uma honra poder fazer parte desta história e afirmar o compromisso da Educação em Saúde em todos os níveis e sua contribuição direta na profissionalização de qualificação de novos trabalhadores para o SUS”, destacou o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e gestor responsável pela Escola GHC, Edenilson Bomfim da Silva.

De acordo com o assistente de coordenação da Escola GHC, Rodrigo Azevedo, o curso contribui para a formação de gestores hospitalares, o que ajuda a suprir a carência de gestores com formação específica na área. "Além disso, o curso também busca contribuir no processo de educação permanente dos gestores do GHC", explicou Azevedo.

Créditos: Patrick Almeida


27/02/24
Aberto Edital Simplificado de Seleção para Alunos Especiais no Mestrado Profissional do GHC


A Gerência de Ensino e Pesquisa – GEP do Grupo Hospitalar Conceição – GHC torna público o Edital do Processo Seletivo Simplificado, visando à seleção de candidatos para preenchimento de vagas disponíveis para estudantes a serem matriculados na condição de aluno(a) especial no Curso de Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS - MP APTSUS, do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o SUS - PPG ATSUS, para ingresso nas disciplinas ofertadas no primeiro semestre do ano letivo de 2024.

Acesse aqui..
22/02/24

Reínicio das aulas do Curso de Gestão Hospitalar da FaCS/GHC

A terça-feira, 20 de fevereiro, marcou o reinício das aulas em 2024 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde do GHC (FaCS-GHC). Na oportunidade, o Diretor da FaCS-GHC, Edenilson Bomfim da Silva, e o Coordenador do Curso, Daniel Klug, juntamente com outros gestores, docentes e administrativos da Faculdade realizaram o acolhimento da mais nova turma – a quinta – da referida graduação. Posteriormente, houve um momento destinado à integração da nova turma com as turmas três e quatro. A noite foi finalizada com a retomada efetiva das aulas de cada turma em sua respectiva sala.

As aulas do Curso de Gestão Hospitalar da FaCS-GHC acontecem na Escola GHC, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. O Curso objetiva formar profissionais de Tecnologia em Gestão Hospitalar com amplo conhecimento técnico e científico capazes de atuar de forma ética e eficaz no planejamento, na organização e no gerenciamento dos processos de trabalho em saúde.


14/02/24

Conversa sobre o campo da saúde pública e sua prática  com o tema Inovação das Tecnologias Leves com o Prof. Dr. Emerson Elias Merhy acontece dia 06 de março no Auditório Jahyr Boeira


A Diretoria de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, o Comitê de Inovação e a Escola GHC convidam para conversar sobre o campo da saúde pública e sua prática com o tema da Inovação e das Tecnologias Leves com o Prof. Dr. Emerson Elias Merhy.
Emerson Merhy é médico sanitarista e pesquisador brasileiro, participou da fundação do Movimento pela Reforma Sanitária, que culminou com a criação do SUS.

30/01/24

Chamada de Seleção Pública de estudantes para os cursos de Pós-graduação Aperfeiçoamento - FELLOWS 2024


EDITAL 02/2024
CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTUDANTES PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO - FELLOWS 2024

O Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, no uso de suas atribuições, em conjunto com os Serviços de Oftalmologia, de Hemodinâmica do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Cristo Redentor e com o Serviço de Ginecologia do Hospital Fêmina, torna público o presente Edital, contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Público para o preenchimento de vagas para discentes de Cursos de Pós-graduação Aperfeiçoamento (FELLOW) listados abaixo, nos termos da Lei nº 9.394/1996 e da Portaria MEC nº 1.537/2019 de 06/09/2019 DOU.

- 7ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (FELLOW).
- 2ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM CIRURGIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGIA PEDIÁTRICA (FELLOW);
- 1ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM NEURORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA (FELLOW);
- 3ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM OFTALMOLOGIA - ESTRABISMO (FELLOW);
- 2ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM OFTALMOLOGIA - RETINA (FELLOW);
- 1ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM TRAUMA ORTOPÉDICO (FELLOW);
- 2ª edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM UROGINECOLOGIA E CIRURGIA PÉLVICA RECONSTRUTIVA (FELLOW);



26/01/24*
Processo Seletivo para Tutores e Supervisores do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB)

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), como Instituição Supervisora do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Diretoria de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação e da Gerência de Ensino e Pesquisa, no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo para Tutor médico e para Supervisor médico do PMMB, assim como para a composição de cadastro reserva de Tutor médico e Supervisor médico.

Informações sobre o processo de inscrição, critérios de seleção e classificação, bem como informações gerais e atribuições dos tutores e supervisores do PMMB estão disponíveis no Edital nº 01/2024 (clique aqui...)


ERRATA*

Onde se lê, na página 23 do edital:
Total de pontos - 200
Passa a ter a seguinte redação:
Total de pontos - 182

Permanecem inalteradas as demais disposições contidas no Edital de Seleção, nº 01/2024 , para o PMMB.

                                           
* matéria atualizada em 26/01/2024


24/01/24
FaCS realiza visita técnica ao Castelo Day Hospital
 Na terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, os estudantes do sexto semestre da segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (FaCS-GHC) realizaram uma visita técnica planejada e realizada como atividade pedagógica ligada à disciplina de Arquitetura e Engenharia em Serviços de Saúde, sob regência da Profa. Dra. Cledy Eliana dos Santos.

    A visita técnica foi conduzida pelos Diretores do hospital Dr. Ivan Denardi e Dr. Mário Rafael Carbonera que explicaram que a função desse hospital-dia é a prestação de serviços assistenciais de saúde com foco no paciente e objetivando a rápida recuperação cirúrgica. O Castelo Day Hospital fica localizado na Av. Professor Cristiano Fischer, 968 Bairro Petrópolis em Porto Alegre e a estrutura e ambientação visa gerar segurança e bem-estar. A visita ocorreu nas áreas onde são realizadas cirurgias, na sala de recuperação pós-cirúrgica, nos locais onde são realizados os procedimentos de esterilização de instrumentais e materiais, além da área que armazena os gases, gerador de energia elétrica, área de armazenamento de resíduos e um estacionamento.

    O projeto arquitetônico no formato de castelo, inspirado nos castelos europeus leva esse conceito para os ambientes de assistência.  A Política Nacional de Humanização (PNH) define ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Além disso, esse conceito relaciona questões ligadas ao conforto, à privacidade, ao acolhimento, à integração e aos espaços de convivência. A visita técnica foi concluída na área destinada aos familiares dos pacientes, que é uma grande sala de estar acolhedora, muito bonita e confortável, onde é possível permanecer durante a realização dos procedimentos.



23/01/24
InovaFaCS: as dificuldades enfrentadas pelo Gestor Hospitalar durante sua formação acadêmica
Os/as discentes da turma 4 do curso de Gestão hospitalar da Escola GHC, convidam a todos e todas para participarem do "InovaFaCS: As dificuldades enfrentadas pelo Gestor Hospitalar durante sua formação acadêmica", no dia 24/01 às 18h, no Auditório do Hospital Cristo Redentor. O evento é parte da disciplina do segundo semestre Projeto Integrador II, ministrada pela professora Juliane Meira Winckler,  que objetiva integrar os diversos temas trabalhados durante o semestre promovendo a identificação de aspectos estratégicos da gestão, do planejamento e da tomada de decisão em saúde.

Dia 24/01 às 18h - Auditório Hospital Cristo Redentor

Link para inscrição: cursos.ghc.com.br/SIN/





16/01/24
Alunos da Escola GHC realizam visita técnica no Serviço de Medicina Nuclear HNSC

Na terça-feira, dia 16 de janeiro de 2024, o Físico Romeu Warken acompanhou a visita técnica realizada na área de Medicina Nuclear do Hospital Nossa Senhora da Conceição, planejada pelo professor Daniel Klug no contexto da Disciplina de Gestão de Tecnologia, Informação e Comunicação em Saúde, unidadecurricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Além das observações nas salas que formam o setor, também foi ministrado uma aula sobreos conhecimentos fundamentais, tecnológicos e científicos que explicam a aplicação dos métodos de geração das imagens produzidas nos estudos e exames realizadosna área. Alguns temas explorados foram: evolução histórica da medicina nuclear na américa latina, radiação ionizante e não ionizante, raios gama, conceito eaplicação de meia-vida física, proteção radiológica, radiofármacos, aquisição de imagens por gama câmara e controles de qualidade e logística de elementoscom radioatividade. A câmara gama é um equipamento usado na medicina nuclear, desenvolvido para gerar uma imagem planar, bidimensional, de raios gamaemitidos por radiofármacos administrados a um paciente. Ela produz uma imagem dos órgãos do paciente com zonas frias que emitem poucos raios gama e zonasquentes que, comparadas às zonas frias, emitem muitos.


                                                       




15/01/24

Aula sobre Tecnologias Aplicadas em Cirurgias Complexas.

    Na segunda-feira, dia 15 de janeiro de 2024, o Médico Cirurgião Oncológico Dr. Ricardo Pedrini Cruz ministrou uma aula sobre as tecnologias aplicadas em cirurgias complexas, sob o convite do professor Daniel Klug na Disciplina de Gestão de Tecnologia, Informação e Comunicação em Saúde, unidade curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Alguns temas explorados foram: evolução dos instrumentais cirúrgicos com uso de fotografias históricas em comparação com os equipamentos atuais; imagens resultantes de ressonâncias e tomografias computadorizadas e o planejamento. Gama Probe que é um instrumento médico de alta tecnologia que quantifica a radiação depositada em tecidos doentes; torre de vídeo destinada à laparoscopia com imunofluorescência que permite melhor visualização das estruturas a operar; o microscópio eletrônico para realização de cirurgias de pequenas estruturas corporais; a impressão de modelos 3D para o planejamento cirúrgico, em especial, na cirurgia que separou dois gêmeos realizada no Hospital da Criança Conceição; terapias gênicas; e as tecnologias de inteligência artificial aplicada à saúde.





15/01/24
Aberto Processo Seletivo para Tutores e Supervisores do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB)

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), como Instituição Supervisora do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Diretoria de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação e da Gerência de Ensino e Pesquisa, no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo para Tutor médico e para Supervisor médico do PMMB, assim como para a composição de cadastro reserva de Tutor médico e Supervisor médico.

Informações sobre o processo de inscrição, critérios de seleção e classificação, bem como informações gerais e atribuições dos tutores e supervisores do PMMB estão disponíveis no Edital nº 01/2024 (clique aqui...)











  login