Notícias

 


03.03.2021

Residência Multiprofissional em Saúde recebe nova turma de residentes

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), recebeu no dia 1º de março, os novos residentes. Com 71 ingressos, a Turma 2021 foi acolhida de forma presencial e virtual, em grupos pequenos, respeitando todos os cuidados necessários neste momento da pandemia.



Os residentes foram recebidos pela equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa e pela Diretoria, que enfatizaram a importância do GHC na formação de trabalhadores para o SUS. Para Thaiani Farias de Castilhos, coordenadora da Coremu, “ingressar na Residência neste momento sanitário é um grande desafio, tanto para os residentes que iniciam quanto para as equipes que os receberão. Desafios estes que só é possível graças à paixão de residentes e preceptores pela formação no e para o SUS como saída para as questões de saúde da população”. Para Cléber Verona, gerente de Ensino e Pesquisa, “o GHC oferece uma diversidade de práticas e condutas difícil de encontrar em outros lugares, sendo a residência uma oportunidade de formar novos trabalhadores e, também, de qualificar ainda mais o corpo clínico da instituição”.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, e o diretor administrativo e financeiro, Moises Prevedello, que enfatizaram as boas-vindas à nova turma e a disponibilidade do GHC em ofertar a melhor formação possível aos seus residentes.



A Coremu, que em 2021 completa 17 anos de existência, oferece seis programas multiprofissionais e dois em área profissional, desenvolvidos nos mais diversos setores do Grupo.


25.01.2021

COREMU/GEP lança livro sobre a pandemia

Coordenadora da Coremu, Thaiani Farias de Castilhos ressalta que “este ano contamos com participações muito especiais nas nossas bancas. Tivemos a honra de ter conosco funcionários do GHC que já foram nossos residentes, assim como egressos que estão em outras instituições, mas que seguem colaborando para os processos de qualificação da pesquisa desde a formação em serviço. É uma alegria sem tamanho ver os egressos de nossos programas atuando no SUS e mantendo um vínculo importante conosco”

No dia 29 de janeiro, a Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, por meio da Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), fará o lançamento do livro "Inquietações Pandêmicas: Vivências em Tempos de Coronavírus". A obra, que é a quarta publicação da COREMU, reúne 35 textos escritos por residentes, preceptores e orientadores de campo, tratando, sob os mais diversos aspectos, das vivências nestes 11 meses de pandemia de Coronavírus. O livro traz relatos de experiências, poesias, fotografias e compartilha projetos e inovações que os desafios da pandemia impuseram aos profissionais de saúde da assistência no SUS.

Para a coordenadora da COREMU, Thaiani Farias de Castilhos, organizadora e autora da apresentação do livro, "esta obra faz um registro importante destes meses de intenso sofrimento, angústia e incertezas que, apesar disso, foram capazes de produzir muita saúde. Essa é a potência da formação no e para o SUS: a capacidade de criar a partir de cenários não favoráveis, apostando em possibilidades de produção de saúde para além dos corpos individuais".

Elisandro Rodrigues, apoiador pedagógico da COREMU e também organizador do livro, conta que "as produções textuais dos residentes durante os seminários em 2020 se destacaram pela qualidade e pela capacidade de relacionar os temas previstos no currículo com as vivências da pandemia, o que tornou impossível não reunirmos estes registros numa obra que marcasse esse momento".

O lançamento do livro será feito de forma virtual, por meio do canal "Residência Multiprofissional em Saúde do GHC" no YouTube aberto a todos os interessados, no dia 29 de janeiro (sexta-feira), às 17h. Além do bate papo com alguns autores do livro, o evento contará, ainda, com um pocket show do Nei Lisboa, artista gaúcho com mais de onze discos lançados ao longo de mais de três décadas, além de dois livros: uma coletânea de crônicas e um romance, este editado no Brasil e na França.

Abaixo, link para o evento:

https://www.youtube.com/channel/UCaisR2YOtiA9gnkNZ5pvufQ

 


30.11.2020

Coremu realiza qualificação dos Projetos de TCR da Residência Multiprofissional

Dias 16, 17, 25, 26 e 27 de novembro, a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (Coremu/GHC) realizou a Mostra de Projetos de Trabalhos de Conclusão da residência. Foram cinco dias de apresentações dos projetos, totalizando 73 trabalhos dos R1 dos sete programas da Coremu. Os residentes apresentaram seus projetos e ouviram as contribuições dos avaliadores, alguns externos à instituição. Este ano, em virtude da pandemia, a atividade realizou-se totalmente online. Para Elisandro Rodrigues, apoiador pedagógico da Coremu, “a cada ano percebemos mais qualidade nas pesquisas produzidas pelos residentes, que deixam suas marcas nos serviços por onde passam, com evidente impacto na atenção aos usuários do SUS”.

Coordenadora da Coremu, Thaiani Farias de Castilhos ressalta que “este ano contamos com participações muito especiais nas nossas bancas. Tivemos a honra de ter conosco funcionários do GHC que já foram nossos residentes, assim como egressos que estão em outras instituições, mas que seguem colaborando para os processos de qualificação da pesquisa desde a formação em serviço. É uma alegria sem tamanho ver os egressos de nossos programas atuando no SUS e mantendo um vínculo importante conosco”.

As bancas contaram com a participação dos funcionários Evelise Rigoni (egressa da primeira turma da Coremu, em 2004), Gregório Patuzzi (egresso da turma 2017), Michelle Teixeira (egressa da Coremu da turma de 2013), Camila Funk (egressa da turma de 2004), além dos colegas Daniel Demétrio, Maurício Volkweis, Cecília Biasibetti e Márcio Neres. As contribuições de Daniela Dallegrave (egressa da turma de 2004 e atualmente professora da UFRGS), Lígia Trevisan (egressa da turma de 2007 e atualmente professora da Universidade Franciscana), Guilherme Ferreira (egressa da turma de 2018 e atualmente professor da UFRGS) e de Rafael Wolksi (professor da UNISINOS) trouxeram novos olhares às produções.


17.11.2020

Trabalho da Residência Multiprofissional em Saúde recebe menção honrosa no 27° Congresso Fonoaudiológico

O trabalho "Atuação fonoaudiológica em pacientes pós-Covid-19 traqueostomizados durante internação em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público do sul do país” recebeu Menção Honrosa na categoria Pós-Graduação, área de Motricidade Orofacial/Disfagia, do 27° Congresso Fonoaudiológico de Bauru. O trabalho é de autoria das residentes fonoaudiólogas Renata Pereira Prates e Dandara Tailuma Weiler Piloti, do segundo ano do Programa Atenção ao Paciente Crítico da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. A orientação do trabalho foi realizada pela também fonoaudióloga Marisa Gasparin, funcionária da UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, e a premiação ocorreu durante o evento, realizado de 3 a 6 de novembro último.

Thaiani Farias de Castilhos, coordenadora da Residência Multiprofissional (COREMU), conta que “este trabalho mostra a relevância da fonoaudiologia nas equipes das UTIs, ainda mais evidenciada durante a pandemia. Esta menção honrosa é fundamental para que possamos, cada vez mais, reafirmar a importância do cuidado integral e multiprofissional no SUS. A COREMU do GHC tem mostrado, mais do que nunca nesta pandemia, que a atenção à saúde e a produção de conhecimento são indissociáveis, e que a formação para o SUS precisa estar afinada com as necessidades de saúde das populações”.


05.11.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC lança livro “Residência Multiprofissional no SUS: Formação e a produção de saúde”
O lançamento será no dia 6 de novembro, às 10h30min, por meio do canal do YouTube da COREMU

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (Coremu/GHC) lançará nesta sexta-feira, 6 de novembro, às 10h30min, por meio do canal do YouTube da Coremu, o livro “Residência Multiprofissional no SUS: Formação e a produção de saúde”. Organizado por Thaiani Farias de Castilhos, Elisandro Rodrigues e Aline Zeller Branchi, a obra reúne 17 artigos elaborados a partir das produções dos trabalhos de conclusão dos residentes. Além disso, traz a apresentação da coordenadora da Coremu/GHC, Thaiani Castilhos, e um artigo de Ananyr Fajardo e Elisandro Rodrigues sobre o processo de orientação. A arte da capa do livro ficou a cargo da ex-residente do Programa de Atenção ao Paciente Crítico Isadora Bittencourt.

Esta é a quarta publicação da Coremu, sendo a segunda a valorizar a produção científica dos residentes durante o processo de formação. Para Thaiani Castilhos, este livro é fruto de um longo processo de qualificação dos trabalhos de conclusão. “Acreditamos que valorizar os processos de pesquisa no âmbito da Residência é fundamental não só para a formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde, mas também para a qualificação dos serviços, que se beneficiam diretamente das propostas e pesquisas desenvolvidas pelos residentes”, contou Thaiani.


23.10.2020

V Jornada da Residência em Atenção Materno-Infantil e Obstétrica será realizada de forma virtual

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC), por meio da Residência Multiprofissional de Saúde, realizará, no dia 9 de novembro, a "V Jornada da Residência em Atenção Materno-Infantil e Obstétrica". O tema abordado será "Práticas Possíveis: a Atenção Materno-Infantil durante a Pandemia da Covid-19". O evento ocorrerá em ambiente virtual pela plataforma do YouTube no canal "Residência Multiprofissional em Saúde do GHC".

Confira abaixo a programação e a inscrição:

9/11/2020 - Segunda-feira, das 9h às 17h

9h - O que sabemos da COVID-19 e a influência nas boas práticas na Assistência Materno-Infantil.
- Nadiane de Albuquerque Lemos - Médica - Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
- Gregório Corrêa Patuzzi - Enfermeiro - Linha de Cuidado Mãe-Bebê - Hospital Nossa Sra. da Conceição/GHC

10h30min - O protagonismo no parto e no nascimento durante a pandemia.
- Catiane Souza, mãe da Maria Clara e da Ayla - Professora Universitária
- Doula Zezé - Ativista do Parto e Nascimento

14h - Acolhimento institucional e proteção social na infância.
- Tatiane Moreira de Vargas - Assistente Social - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
- Juliana Rahde - Assistente Social - Abrigo SOS Casas de Acolhida

15h30min - Atuação ético-profissional frente às situações de abortamento.
- Maura Carolina Belomé da Silva - Sanitarista - Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul/Saúde da Mulher
- Flávia Scheffer Azevedo - Psicóloga - Hospital Fêmina/GHC

Inscrições:
- Empregados do GHC: Sistema de Gestão de Cursos
- Público externo: https://forms.gle/1iVowv8ieA1iuQw4A


14.10.2020

V Jornada da Residência em Atenção Materno-Infantil e Obstétrica será realizada de forma virtual

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC), por meio da Residência Multiprofissional de Saúde, realizará, no dia 9 de novembro, a "V Jornada da Residência em Atenção Materno-Infantil e Obstétrica". O tema abordado será "Práticas Possíveis: a Atenção Materno-Infantil durante a Pandemia da Covid-19". O evento ocorrerá em ambiente virtual pela plataforma do YouTube no canal "Residência Multiprofissional em Saúde do GHC".

Confira abaixo a programação e a inscrição:

9/11/2020 - Segunda-feira, das 9h às 17h

9h - O que sabemos da Covid-19 e a influência nas boas práticas na Assistência Materno-Infantil.

10h30min - O protagonismo no parto e no nascimento durante a pandemia.

14h - Acolhimento institucional e promoção social da infância.

15h30min - Atuação ético-profissional frente às situações de abortamento.

Inscrições: de 13/10/2020 a 4/11/2020, pelo SIN.


06.10.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC abre inscrições para Processo Seletivo Público

Destinado à seleção de vagas para a nova turma, com início em março 2021, a Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC) está com inscrições abertas até o dia 8 de novembro. Por meio deste link é possível acessar o edital. A prova ocorrerá no dia 21 de novembro.

A RMS/GHC, com mais de 17 anos de história e quase mil egressos, oferece formação nos Programas de Atenção ao Paciente Crítico; Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Enfermagem Obstétrica; Gestão em Saúde; Oncologia e Hematologia; Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental.

Os Programas de Residência Multiprofissional do GHC desenvolvem-se com carga horária semanal de 60 horas, dividida em atividades práticas, teóricas e teórico-práticas.


30.09.2020

Divulgada data da prova da Residência Multiprofissional

A Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC divulga: O edital da prova da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC será lançado em breve, mas os canditados já podem agendar a data da prova. Será no dia 21 de novembro de 2020.


04.09.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC lança novo Programa

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), lançará, para a Turma 2021, um novo Programa de Residência: Enfermagem Obstétrica. Com experiência de mais de sete de anos na formação de enfermeiros obstétricos na instituição, por intermédio do Programa de Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, o GHC contará com um programa específico para a formação destes profissionais, que cada vez ocupam mais espaço nas maternidades de todo país.

O programa disponibilizará três vagas para a Turma de 2021 e terá como campo de atuação as maternidades do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Hospital Fêmina, além de Unidades de Saúde e do Hospital Criança Conceição. Conforme a supervisora do programa, Dinara Dornfeld, “a Residência em Enfermagem Obstétrica propicia aos residentes o contato com equipes de saúde com grande experiência de trabalho e renomado conhecimento científico e, somado à riqueza de vivências oportunizadas pelos campos de estágio do GHC, tornam esta formação altamente qualificada”.

A coordenadora da COREMU GHC, Thaiani Farias de Castilhos, afirmou que: “a criação deste programa trará ainda mais qualidade para a formação em enfermagem obstétrica. Já contamos com um corpo de preceptores altamente qualificado e experiente e pretendemos, assim, respaldar ainda mais este modelo de atenção que coloca a mulher como protagonista dos processos de reprodução, gestação, parto e nascimento, proporcionando, no Sistema Único de Saúde, cuidados em saúde cada vez mais respeitosos em relação aos processos naturais e fisiológicos da parturição”.

O Edital do Processo Seletivo Público está previsto para ser laçado em outubro, podendo ser acompanhado pelo site.


27.08.2020

Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) do GHC lança série de atividades sobre a pandemia

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (COREMU-GHC), por meio do seu Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (LEPES), lançou, nesta quarta-feira, 26 de agosto, uma série de atividades relacionadas às experiências na pandemia de coronavírus.

A primeira é uma chamada para o lançamento de um livro que retratará as vivências de residentes e preceptores durante a pandemia. Serão recebidos textos, fotografia e outras imagens que retratem reflexões e experiências dos últimos meses de formação em serviço nesta realidade. O objetivo deste livro é registrar as experiências que são, ao mesmo tempo, tão singulares e tão coletivas em tempos de coronavírus. A chamada de materiais está aberta para todos os atores envolvidos com os processos de formação da COREMU (supervisores, preceptores, residentes, orientadores de campo, orientadores de TRC, equipe COREMU GEP), que podem enviar as produções até 30 de setembro. Detalhes estão no site da COREMU.

A segunda atividade, diretamente relacionada à realização do livro, é um bate-papo online com dois autores gaúchos sobre Escrita Criativa. Dia 15 de setembro, Cristiano Baldi (autor de “Correr com Rinocerontes” e “Ou Clavículas”, entre outros) e Reginaldo Pujol Filho (autor de “Não, não é bem isso” e “Só faltou o título”, entre outros) conversarão com residentes e preceptores sobre as possibilidades de produção de escritas criativas no contexto da saúde. Para este público, as inscrições estão abertas pelo SIN (cursos.ghc.com.br/SIN).



Por fim, partindo da premissa que funda o LEPES, “cuidado do outro através do cuidado de si”, a COREMU realizará um show online com o músico gaúcho Thiago Ramil no dia 4 de setembro, que será transmitido ao vivo pelo YouTube. Para Thaiani Farias de Castilhos, coordenadora da COREMU GHC, “este conjunto de ações são fundamentais para criarmos espaços diversos para que os trabalhadores da saúde e trabalhadores em formação sistematizem e deixem um legado sobre as marcas que a pandemia fez em cada um. Marcas estas que são absolutamente singulares e, ao mesmo tempo, universais e, por isso, podem ser tão potentes para novas construções”.


04.08.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC mantém seminários e atividades em meio à pandemia

A COREMU – Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição - está, desde o início da pandemia, engajada nas ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Atualmente, com sete programas, possui quase 200 residentes e mais de 70 preceptores envolvidos nos processos de formação em serviço para o SUS.

Os Programas de Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Atenção ao Paciente Crítico, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde de Família Comunidade e Saúde Mental possuem suas matrizes curriculares estabelecidas conforme as especialidades de formação. Entretanto, num contexto de pandemia, é fundamental que os especializandos vivenciem, das mais diferentes formas, as experiências que este momento oferece, qualificando ainda mais os profissionais que, futuramente, atuarão no Sistema Único de Saúde na forma de contratados e concursados.

Sendo assim, desde março, os residentes contam com seminários diversos sobre a Covid-19 e seus impactos, obtendo a base teórica para o desenvolvimento de ações de assistência, educação e gestão. Nas atividades práticas, desenvolvem desde ações de triagem nas Unidades de Saúde, que recebem pacientes sintomáticos para os primeiros cuidados e encaminhamentos, passando por ações de educação em saúde e produção de materiais de apoio às equipes e usuários do sistema, até a assistência prestada nas UTIs destinadas a pacientes com diagnóstico de Covid-19.

Além disso, os residentes da COREMU têm sido importantes colaboradores em ações que necessitam de reforços em meio a tantos desafios trazidos pelo coronavírus. Espaços como Banco de Sangue, Epidemiologia e Grupo de Trabalho de Monitoramento têm contado com o trabalho dos residentes na qualificação e incremento de ações desenvolvidas.

“Apesar de ser um momento muito difícil e delicado para todos os trabalhadores da saúde, entendemos que este momento também traz consigo um grande potencial pedagógico na medida em que oportuniza o aprendizado em ato de questões que não são corriqueiras no campo da saúde, como uma pandemia. Desejamos nunca mais passar por algo semelhante, mas sabemos que preparar profissionais de saúde para o enfrentamento de momentos como este é fundamental para que o SUS possa, cada vez mais, ter respostas ágeis e efetivas para grandes problemas de saúde pública”, comentou Thaiani Farias de Castilhos, coordenadora da COREMU.

Mesmo com a pandemia, a COREMU GHC pretende manter o edital de seleção da nova turma de residentes, com previsão de lançamento em outubro deste ano. Interessados devem acompanhar as notícias nas mídias do GHC.


26.05.2020

Grupo de Trabalho de Monitoramento do GHC avança no acompanhamento dos casos de colaboradores afastados por síndrome gripal

Com o objetivo de monitorar os afastamentos dos colaboradores, a Diretoria do Grupo Hospitalar Conceição criou o Grupo de Trabalho (GT) de Monitoramento. A iniciativa surgiu no final de março passado em virtude do aumento no número de afastamentos de profissionais por síndrome gripal e do avanço da pandemia do novo coronavírus. O grupo reúne profissionais do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, do Laboratório Central, do Ambulatório do Hospital Conceição, da Gestão de Risco, da Gerência de Apoio e da Residência Multiprofissional em Saúde, que acompanham, por telefone, os funcionários afastados por síndrome gripal com sintomas e também os sem sintomas mas que tiveram contato com pessoas com a covid-19.

É o GT que informa o funcionário que teve resultado positivo nos testes para covid-19, orientando a partir daí sobre os cuidados do isolamento domiciliar. Também verifica como está o estado de saúde e a rede de apoio do funcionário, além de acompanhar a progressão da doença até o retorno do colaborador ao trabalho.

“A receptividade tem sido positiva. Tem gente que fica aguardando a nossa ligação”, revela a integrante do GT Maribel Inácio Lopes. “É muito gratificantes este trabalho”, completa. Essa avaliação é compartilhada por outra integrante do GT, a enfermeira da Gestão de Risco Victória Sakamoto, que observa que o funcionário afastado por doença vivencia a experiência de um paciente, com seus anseios, angústias e dúvidas. Ao longo deste período, o GT já fez mais de mil ligações para os colaboradores, cerca de 32 por dia.

Afastada por oito dias do trabalho por apresentar sintomas de síndrome gripal, a auxiliar de enfermagem do posto 2º C do Hospital Conceição Maria de Lourdes dos Santos disse estar muito satisfeita com o acompanhamento que recebeu. “Nessas ocasiões que a gente se sente perdida, um serviço assim é muito importante. Fui recebia com carinho e orientada corretamente”, comenta. Nesta quinta-feira, 28, Maria de Lourdes, que passa bem, retorna ao trabalho.

Desde 6 de abril, 484 funcionários do GHC foram afastados por síndrome gripal, destes 379 tiveram resultado negativo para covid-19 e 105, positivo. O GHC tem ainda 74 gestantes afastadas e 52 colaboradores com mais de 75 anos de idade também afastados.

Integrantes do GT de Monitoramento

Ivana Rosângela dos Santos Varela, Anelize Castro Ignácio, Carolina Pereira Maciel, Caroline da Rosa Filipini, Caroline Navarini e Sá, Élcio dos Santos Carvalho, Elisa Cainelli Andreola, Flora Prati Barbosa, Gabriel Engelman de León Madeira, Luisa Morais França, Maribel Celeste Inácio Lopes, Mayla Andressa dos Santos, Paulo César Machado de Jesus, Stephanie Greiner, Tábata Isis Tomazi da Silva, Vera Beatriz Soares da Cruz, Victória Tiyoko Moraes Sakamoto, Natália Doria da Costa, Dilce Menegatti e Aline Vargas da Silva.


22.05.2020

Residência Multiprofissional do GHC já formou quase mil especialistas

Durante esta pandemia do novo coronavírus, os residentes, além de estarem na linha de frente do atendimento, têm produzido materiais educativos 

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição existe desde 2004, formando especialistas para os SUS em todas as profissões da saúde, exceto medicina (que possui uma residência separada). Atualmente conta a com sete programas: Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Atenção ao Paciente Crítico, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental. Conta com quase 200 residentes e mais de 70 preceptores, que são funcionários do Grupo e dedicam-se aos ensino e supervisão em serviço. Já foram formados quase mil especialistas.

A formação na residência tem como objetivo especializar profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde, sendo os programas e vagas definidos em função do perfil e necessidades epidemiológicas de cada região do país. O grande diferencial da residência é a formação em serviço, ou seja, os residentes estão inseridos nos diversos serviços de saúde, da atenção primária à terciária, atuando por no mínimo dois anos, 60 horas por semana, diretamente com os usuários dos serviços. Além das práticas, 20% da carga horária é destinada às atividades teóricas e precisam, como exigência para a obtenção do título, elaborar um Trabalho de Conclusão, produzindo ciência desde a assistência em saúde.

Durante a pandemia, além de estarem na linha de frente dos atendimentos (na atenção primária, secundária e terciária), os residentes têm produzido uma série de materiais educativos, que servem de base para consulta de profissionais de saúde e também para os usuários do serviço, em ações de educação em saúde. Trata-se de mais uma forma de colaborarem para este momento delicado de pandemia.

Os temas dos materiais educativos são os seguintes:
1- Gravidez em tempos de Coronavírus
2- Orientações aos pacientes onco-hematólógicos: Covid-19
3- Dicas de cuidado para famílias com crianças durante a quarentena
4- Dicas para o cuidado de si e de outrxs durante a quarentena
5- Intervenções em Situações de Luto pelo COVID-19
6- Manual da Quarentena: Bem Estar físico e Emocional em Tempos de Corona Vírus
7- Rede de Atenção Psicossocial em tempos de Covid-19
8- Como acessar serviços socioassistenciais em tempos de Corona Vírus
9- Cartilha para PROFISSIONAIS sobre as mudanças nas receitas durante a pandemia de COVID-19
10- Cartilha para os USUÁRIOS sobre as mudanças nas receitas durante a pandemia de COVID-19

Para acompanhar o trabalho dos residentes, acesse o Instagram @residencia_multi_ghc.


18.05.2020 

Residentes do GHC entregam máscaras para os pacientes internados na hematologia e oncologia
Doação foi realizada pelas empresas Simone Franco e Vies Espaço

O Grupo Hospitalar Conceição vem recebendo doações de empresas e comunidade em geral e desta vez foram os pacientes internados na hematologia e oncologia do Hospital Conceição que foram beneficiados. As empresas Simone Franco e Vies Espaço Escola confeccionaram máscaras em tecidos para os pacientes que vão receber a alta hospitalar e realizaram a doação para a instituição. A entrega foi feita na tarde desta quinta-feira, 14 de maio, pelos residentes da unidade.

Também foi entregue uma cartilha com informações sobre a doença, além de cuidados com a sua saúde mental, alimentação, auto-medicação, uso correto da máscara e etc.

"É muito importante, neste momento de muitas dúvidas, que os pacientes sejam orientados sobre o COVID-19. Resolvemos trazer maiores informações para que eles se sentissem mais seguros em meio à pandemia. Este manual tem informações sobre todos os núcleos profissionais e irá servir para que todas as dúvidas sejam tiradas. Além do mais, nossos pacientes são de risco, devido ao tratamento que está sendo realizado, sendo assim importante receberem a orientação correta”, afirmou a supervisora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e Hematologia, Katiane Tremarin.


24.04.2020

Dicas para enfrentar o isolamento social são desenvolvidas pelos residentes da Coremu/GHC

Pensando no bem-estar físico e emocional das pessoas durante o isolamento social por conta do Covid-19, os residentes do Programa de Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (Coremu/GHC) desenvolveram um material com dicas para enfrentar melhor este período. O "Manual da Quarentena” tem 22 páginas de conteúdo voltado para todas as faixas etárias.


22.04.2020

Gravidez em Tempos de Coronavírus é tema do material informativo produzido pelos Residentes da Coremu do GHC

No atual período de pandemia, os residentes do Programa de Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição produziram um material especialmente voltado ao assunto: "Gravidez em Tempos de Coronavírus". No material, estão disponíveis diversas informações como os cuidados que as grávidas podem tomar para evitar a doença e quais os direitos e benefícios que podem ser acessados caso ocorra desemprego ou afastamento do trabalho. Além das atividades previstas no Projeto Pedagógico do Programa, os residentes têm trabalhado na produção de materiais educativos que orientam as usuárias em relação ao Covid-19.

 


17.04.2020

Residentes da Coremu do GHC produziram um informativo sobre atendimentos na Rede de Atenção Psicossocial

Os residentes do Programa de Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde - Coremu do Grupo Hospitalar Conceição produziram um informativo sobre a Rede de Atenção Psicossocial em tempos de Covid-19, relativa à rede da zona norte de Porto Alegre. O material serve de apoio aos profissionais da rede de atenção e para os usuários dos serviços de saúde mental durante a quarentena.


15.04.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC recebe doação de máscaras

A Coremu – Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição recebeu nesta quarta-feira, 15 de abril, a doação de 220 máscaras da Associação de Mães e Pais pela Democracia (AMPD) para distribuir aos residentes do sete programas da instituição. As máscaras de tecido foram confeccionadas por diversas cooperativas e grupo de costureiras, e a aquisição foi viabilizada por meio de um Fundo Emergencial para populações vulneráveis atingidas pelo Covid-19, organizado pela associação em parceria com a Escola Livre de Arquitetura.

img.ptg.2.1.01.21402

As máscaras já foram distribuídas aos mais de 160 residentes, das diversas profissões da saúde, que atuam nos quatro hospitais do Grupo, unidades de saúde, CAPS e Consultório na Rua. Para a coordenadora da Coremu, Thaiani Farias de Castilhos, a doação “expressa o carinho e o cuidado que toda sociedade civil tem tido com os profissionais da saúde, reconhecendo seu papel e importância nas equipes multidisciplinares no SUS. Gestos como estes, além de uma ajuda concreta, transmitem afeto, o que é igualmente importante neste momento de pandemia”.

O gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm, registra a gratidão a esta e todas as outras iniciativas que têm surgido em relação ao enfrentamento da pandemia: “Atitudes solidárias trazem ainda mais força e incentivo aos profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos à população”. Aponta ainda que as máscaras de tecido não são indicadas para ambientes hospitalares. Apesar disso, os residentes poderão utilizá-las nas atividades extra-hospitalares, bem como em seus deslocamentos pela cidade, o que não deixa de ser uma proteção igualmente importante.


01.04.2020

Como cuidar de si e dos outros durante a quarentena é tema de publicação

As psicólogas residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição e contratadas da Unidade de Saúde Jardim Itu elaboraram recentemente material informativo sobre dicas para o cuidado de si e dos outros durante a quarentena. A publicação, que também traz orientações de como cuidar da saúde mental neste período de isolamento devido à pandemia, é dirigida aos profissionais de saúde e comunidades.


30.03.2020

Residência Multiprofissional em Saúde publica material sobre como acessar os serviços socioassistenciais em tempos de coronavírus

Desenvolvida por residentes e colaboradores da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, a publicação traz orientações sobre serviços de saúde, previdência social, segurança e justiça e outras informações úteis para esse período da pandemia. O material é direcionado às equipes e à comunidade em geral.


11.03.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC realiza Aula Magna

A Residência Multiprofissional em Saúde do GHC realizou, no dia 09 de março, a aula magna da Residência Multiprofissional. Este ano, pela primeira vez, a atividade foi realizada em conjunto com os Programas de Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), firmando uma importante parceria em termos de formação sem serviço para o SUS.

Foto 2

 Na mesa de abertura, estiveram presentes a coordenadora da COREMU GHC, Thaiani Farias de Castilhos; o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm; a coordenadora da COREMU HCPA, Gabriela Correa Souza e o Coordenador do Grupo de Ensino do HCPA, José Geraldo Lopes Ramos. Para Thaiani Castilhos, a realização desta atividade conjunta coloca em execução um plano que vinha há tempos sendo gestado e coroa uma importante parceria em termos de integração das instituições. Paulo Worm reforçou que ambas instituições só têm a ganhar com este intercâmbio, que possibilita trocas de experiências e fortalecimento do ensino qualificado na formação para a saúde.

 Na sequência, o grupo de quase 400 residentes teve a oportunidade de discutir temas importantes da contemporaneidade com a Dra. Marisa Eizerick, que abrilhantou o encontro coma palestra intitulada “A era da inquietude: complexidade, cuidado, modos de existência”. De forma primorosa, convocou os presentes a refletir sobre a complexidade do nosso tempo através das noções de impermanência, desengajamento, descartabilidade e liquidez que permeias as relações e os modos de subjetivação na atualidade. A partir da palestra, a atividade contou, ainda, com os comentários de Marta Orofino (Terapeuta Ocupacional do GHC), Alzira Maria Lewgoy (professora do HCPA) e Francisco Arsego (Professor e membro do NARE HCPA).

Para este ano, estão programadas outras atividades conjuntas do GHC com o HCPA, dentre elas, um Curso de Preceptoria para o SUS, que ofertará vagas para preceptores de todas as áreas da saúde, buscando a qualificação dos processos de formação nas Residências.


09.03.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC realiza formatura

Cerimônia contou com 55 formandos, do total de 65 que finalizam sua formação neste mês.

img.ptg.2.1.01.21090

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (Coremu/GHC) realizou, no último sábado, dia 7 de março, a formatura da Turma 2018-2020 da Residência Multiprofissional em Saúde, no teatro da Unisinos, em Porto Alegre. A cerimônia contou com 55 formandos, do total de 65 que finalizam sua formação neste mês.

Em quase 16 anos de história, a Coremu já especializou quase mil profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), inspirando outros programas país afora. Trata-se uma pós-graduação Lato Sensu que tem como objetivo especializar profissionais das diversas áreas da saúde por meio da formação em serviço, com a finalidade de atuar nos mais variados serviços do SUS. Contribuindo para a formação qualificada do sistema de saúde, os programas que integram a Residência Multiprofissional em Saúde do GHC são Atenção Materno Infantil e Obstetrícia, Atenção ao Paciente Crítico, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental.

A cerimônia contou com a presença da coordenadora da Coremu, Thaiani Farias de Castilhos, do gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm e do diretor-presidente do GHC, André Cecchini, além dos preceptores representantes de todos os programas da Coremu. Com discursos que valorizavam as relações interpessoais no cuidado em saúde, destacou-se o papel dos preceptores na formação dos residentes, bem como a importância das equipes multiprofissionais para garantir a atenção integral aos usuários do SUS.

Créditos: Fotos: Henrique Alonso.


04.03.2020

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC recebe novos residentes

Cerca de 80 residentes foram recepcionados. Exemplo no país, Residência Multiprofissional da instituição conta com sete programas.

img.ptg.2.1.01.21017

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (Coremu/GHC) iniciou, em 2 de março, a recepção da nova Turma de Residentes dos Programas de Residência Multiprofissional. A nova turma é composta por quase 80 residentes nos sete Programas da Coremiu: Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Atenção ao Paciente Crítico, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental.

A cerimônia de abertura foi presidida pela coordenadora da Coremu, Thaiani Farias de Castilhos, que ressaltou a importância da formação multiprofissional para o SUS e o incentivo do GHC ao longo dos 16 anos da Coremu na instituição. O evento contou com a presença do gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm, abordando o papel do Grupo na história das Residências Multiprofissionais do país, servindo de exemplo e inspiração para diversos Programas de Residência. Estiveram presentes também a equipe da Coremu - apoio administrativo e pedagógico -, preceptores e supervisores dos programas e residentes do segundo ano, além de gerentes de diversas áreas.

O Acolhimento e Integração da Coremu ocorrerá até esta quinta-feira, 5 de março, sendo uma semana de ambientação dos novos residentes na instituição. Estiveram previstas atividades no Hospital Cristo Redentor, Hospital Fêmina, visitas a unidades de internação, Banco de Sangue, Bando de Leite, unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros. Além disso, conta com atividades com a Participação Cidadã, Comissão de Ética e Conduta e Comitê de Bioética.


03.03.2020

Cerimônia marca formatura da turma de 2018 da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC

Ao todo 55 residentes receberão certificados de formação pós-graduada.

Ocorrerá no próximo sábado, dia 7 de março, às 19h30min, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, a cerimônia de formatura da turma de 2018/2020 da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
A Residência Multiprofissional em Saúde criada em 2004 tem como objetivo geral especializar profissionais das diversas áreas da saúde, por meio da formação em serviço, com a finalidade de atuar em equipe, de maneira interdisciplinar, em diferentes pesquisas, aprimorando e qualificando a capacidade de análise, enfrentamento e proposição de ações de formação pós-graduada - Lato sensu -, organizando-se como formação multiprofissional em serviço.
O processo formativo dos residentes, em todos os programas, é orientado pelos princípios e pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as aprendizagens ocorrem em diversos espaços de práticas assistenciais, especialmente nos hospitais, nas unidades de saúde e em outros serviços do GHC e nos municípios conveniados.
Ao todo, 55 residentes receberão os certificados de formação nas áreas de Atenção Materno Infantil e Obstetrícia, Atenção ao Paciente Crítico, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental.
Créditos: Giulia Mello.


09.01.2020

Banco de Orientadores para Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC

Divulgamos chamamento para Banco de Orientadores para Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC. Interessados em orientar residentes da COREMU devem ter titulação mínima de mestrado e remeter, a este endereço, a Ficha de Inscrição anexa, em formato WORD, até o dia 20/02.

A COREMU conta, atualmente, com quase 150 residentes das diversas profissões da saúde, em 7 Programas de Residência, desenvolvidos em todas as Unidades do Grupo Hospitalar Conceição, tendo formado mais de 1.000 especialistas ao longo de 15 anos de história.
 
Convidamos a todas e todos para conhecerem o site que reúne as principais informações sobre os Programas: https://ensinoepesquisa.ghc.com.br/index.php/ensino/risghc
Ficha de Inscrição: Clique aqui...

02.01.2020

Residência Multiprofissional em Saúde lança edital

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição lançou o Edital do Processo Seletivo Público nº. 01/2020. O edital trata do preenchimento de vagas remanescentes do Programa de Oncologia e Hematologia, referentes às profissões de enfermagem e fisioterapia, oferecendo uma vaga para cada uma das profissões.

A Residência Multiprofissional em Saúde do GHC, criada em 2004, tem como objetivo geral especializar profissionais das diferentes áreas da saúde (com exceção da medicina), por meio da formação em serviço, com a finalidade de atuar em equipe, de forma interdisciplinar, em diferentes níveis de atenção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, aprimorando e qualificando a capacidade de análise, enfrentamento e proposição de ações que visem concretizar os princípios e as diretrizes do SUS. Caracteriza-se por ser modalidade de formação pós-graduada – Lato Sensu –, organizando-se como formação multiprofissional em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.inqc.org.br, até o próximo dia 19 de janeiro. A prova objetiva consta de questões de conhecimentos específicos das profissões e conhecimentos gerais de políticas públicas, sendo realizada no dia 1º de fevereiro.


09.12.2019

Residência Multiprofissional em Saúde apresenta trabalhos de conclusão

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS-GHC) realizou, nos dias 27 e 28 de novembro, a apresentação pública dos trabalhos de conclusão da Residência (TCR). Foram apresentados 66 trabalhos, produzidos pelos residentes da Turma 2018 e seus orientadores, nos sete Programas da RMS-GHC.

Os TCRs são uma exigência do MEC para a certificação dos especialistas e têm por objetivo síntese crítico-reflexiva e expressão sobre a trajetória de construção de aprendizagem e de realizações durante a formação profissional da RMS. Para Thaiani Farias de Castilhos, coordenadora da RMS-GHC, “as apresentações foram além das expectativas, cumprindo – e muito – o objetivo de expressarem o resultado de um processo de problematização de um tema pautado nos princípios e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde, contribuindo com inovações e processos de trabalho na saúde, nos diversos níveis de complexidade do sistema”.

Conforme a Apoiadora Pedagógica da RMS-GHC, Aline Zeller Branchi, “a elaboração e o desenvolvimento do TCR iniciam no primeiro ano da residência, estendendo-se ao longo de toda formação”. O produto final apresentado pode ser construído em três modalidades: artigo científico, protocolos clínicos ou de organização dos serviços e na forma de materiais de comunicação e educação para a promoção da saúde.

A produção científica da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC tem sido cada vez mais estimulada e qualificada, contando com um time de quase 100 profissionais do GHC que, com titulação mínima de mestres, atuam como orientadores das pesquisas produzidas. O objetivo, conforme o Gerente da GEP, Paulo Worm, “é encontrar formas de dar maior visibilidade às produções dos residentes, qualificando as equipes e a assistência aos usuários”.

img.ptg.2.1.01.20136


04.11.2019

Residente apresenta trabalho na SIIEPE da Universidade Federal de Pelotas

Diego da Silva Gouvea, residente do Programa de Atenção ao Paciente Crítico da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, participou da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No dia 23 de outubro, o farmacêutico apresentou o trabalho intitulado "O farmacêutico na Residência Multiprofissional em Saúde – Relato de Experiência no Programa de Atenção ao Paciente Crítico", que teve como objetivo mostrar as atividades do profissional no referido programa. O relato de experiência foi desenvolvido sob a orientação da preceptora Vanessa Hegele, farmacêutica do Hospital Cristo Redentor.


 31.10.2019

Residência Multiprofissional promoveu mostra de pré-projetos de trabalhos de conclusão

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição realizou, nos dias 29 e 30 de outubro, a Mostra Anual de Pré-Projetos de Trabalhos de Conclusão (TCR). A atividade busca, conforme a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), Thaiani Farias de Castilhos, “qualificar as pesquisas realizadas pelos residentes, propondo discussões que reflitam sobre as necessidades do SUS e o impacto das produções dos TRCs nos serviços de saúde do GHC. Além disso, trata-se um momento importante de formação para residentes, preceptores e orientadores, que debatem sobre os aspectos éticos das pesquisas, metodologias e temas relevantes”.

Ao longo dos dois dias, foram apresentados 72 pré-projetos na Gerência de Ensino e Pesquisa/Escola GHC, oriundos das produções dos residentes e primeiro ano. Todos os trabalhos foram avaliados por uma dupla de convidados altamente qualificados, formada por trabalhadores do GHC (Débora Deus Cardozo, Vinícius Anterio Graff, Bianca da Silva Alves, Raquel Jeanty de Seixas Mestriner, Lúcia Inês Schaedler, Silvani Boltender Severo, Emanuele Luiz Proença, Evelise Rigoni de Faria, Victor Nascimento Fontanive, Renata Pekelman, Fernando Anschau, Marcia Adriana Poll, Daniel Demétrio Faustino da Silva, Luciane Kopittke, Ananyr Porto Fajardo, Maria Amelia Mano, Carla Félix dos Santos e Vera Beatriz Soares da Cruz) e convidados externos (Rafael Woski de Oliveira da Unisinos, Camila Backes dos Santos da FEEVALE e Lovaine Rodrigues da Unisinos).

img.ptg.2.1.01.19411


28.10.2019

Residente da RMS/GHC apresenta trabalho na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas

O terapeuta ocupacional, residente do Programa de Saúde Mental da Residência Multiprofissional do GHC Juliano Martins, apresentou seu trabalho de conclusão da Residência na 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), no dia 22 de outubro.

O trabalho intitulado "Da invisibilidade à narrativa: a criação de um recurso de educação em saúde como estratégica de produção de cuidado em um CAPS Infatojuvenil" é orientado pela terapeuta ocupacional do Grupo Hospitalar Conceição Marta Orofino, que coordena o Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde do GHC.

img.ptg.2.1.01.19301


 18.10.2019

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC participou do 9° Encontro Nacional de Residências

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) participou da 9° Encontro Nacional de Residências em Saúde, realizado de 13 a 16 de outubro, em Natal/RN. Estiveram presentes, representando o GHC, o odontólogo Egídio Demarco, preceptor do Programa de Saúde da Família e Comunidade, a enfermeira Susana Scheffer, preceptora do Programa de Atenção ao Paciente Crítico, e a coordenadora geral da Residência Multiprofissional do GHC, Thaiani Farias de Castilhos. A coordenadora apresentou os trabalhos “Grupo Hospitalar Conceição: 15 anos de história na Residência Multiprofissional em Saúde” e “Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde – LEPES: Foco na saúde mental dos residentes”.

O encontro abordou, entre outros temas, as dificuldades dos programas em virtude na suspensão das plenárias da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde, bem como a necessidade de criação das Comissões Estaduais. Thaiani foi eleita, juntamente com o colega José Kronbauer, da Escola de Saúde Pública do RS, como representantes dos Coordenadores de Residências para fomentar a articulação e a organização da região sul do país.

img.ptg.2.1.01.19142


03.10.2019

Residente da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC recebe prêmio

Ananda Ughini Bertoldo Pires, enfermeira residente do Programa de Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição participou do 1º Encontro Gaúcho de Enfermagem de Saúde Mental, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do RS, em 27 de setembro. O evento premiou os dois melhores trabalhos apresentados, ficando Ananda com o segundo lugar. A residente recebeu prêmio em valor financeiro pelo trabalho “Validação do protocolo para avaliação de risco de suicídio no fluxo de acolhimento de um CAPS AD III”, que foi desenvolvido no CAPS AD III do GHC, Passo a Passo, sob orientação da enfermeira Rita Mello. Para esta, “foi uma grata surpresa a premiação de um trabalho que ainda está em construção e que já demonstra sua potencialidade para a qualificação do cuidado e fortalecimento do SUS”.

img.ptg.2.1.01.18884


01.10.2019

Residente e egressos da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC participam de atividade científica na FEEVALE

Natália Miranda Flores, fisioterapeuta residente do segundo ano do Programa de Oncologia e Hematologia da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS-GHC) proferiu palestra, juntamente com o ex-residente do Programa de Atenção ao Paciente Crítico Luciano Augusto Schutz - da turma de 2017 - e a ex-residente da Oncologia e Hematologia Bianca Vieira Fernandes - da turma de 2015. A atividade ocorreu na Semana Acadêmica Integrada do Instituto de Ciências da Saúde da FEEVALE, em Novo Hamburgo, em 26 de setembro. A palestra abordou as experiências na Residência Multiprofissional em Saúde, valorizando a formação para o Sistema Único de Saúde e suas políticas.

img.ptg.2.1.01.18858


18.09.2019

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC realiza o Seminário Anual de Avaliação

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC) realizou, nesta semana, o Seminário Anual de Avaliação, reunindo os sete programas para avaliação anual e planejamento de 2020. Conforme a coordenadora da RMS, Thaiani Farias de Castilhos, “os momentos de avaliação são fundamentais para a identificação das potencialidades e desafios da residência, elencando-se prioridades e somando esforços para melhoria contínua dos programas oferecidos”.

Em 2019, a avaliação envolveu o grupo de residentes e preceptores, somando em torno de 200 pessoas nesse processo de qualificação. O processo ocorreu em dois momentos, o primeiro em cada programa, levando em consideração as realidades específicas, e o segundo, reunindo todos os atores na forma de representação, ampliando o olhar e projetando os desafios para o próximo ano.

Para a apoiadora pedagógica da RMS/GHC Aline Branchi “os processos de avaliação ficam cada vez mais maduros e potentes, criando estratégias e formas produtivas de lidar com o que ainda se coloca como desafio para a formação para o SUS”.

img.ptg.2.1.01.18613


06.09.2019

Estão abertas as inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde do GHC

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) torna público que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Público (PSP) destinado à seleção de vagas para a turma do ano de 2020 da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS/GHC).

A RMS/GHC está comemorando 15 anos de existência, tendo formado quase mil especialistas para o SUS. Este edital oferece vagas para Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional. As inscrições devem ser realizadas até o dia 7 de outubro, pelo site www.inqc.org.br, onde também está disponível o edital, com detalhes sobre o PSP.

A instituição oferece formação na modalidade de especialização latu senso, com formação em serviço, reconhecida e certificada pelo Ministério de Educação nos Programas de Atenção ao Paciente Crítico, Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental.


 06.08.2019

Evento reflete atuação do profissional fonoaudiólogo na Residência Multiprofissional em Saúde

A fim de oportunizar o relato de experiências de profissionais que fizeram parte dos programas desde a inserção do núcleo de fonoaudiologia, a Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC), promove evento no próximo dia 23 de agosto.

O encontro terá abertura com a palestra Contexto da Fonoaudiologia na Residência Multiprofissional em Saúde, pelas preceptoras da RMS/GHC e fonoaudiólogas Letícia Garcez, da UTI Neonatal do Hospital Criança Conceição, e Sílvia Sartori, do Hospital Cristo Redentor. Participam ainda de cinco mesas de debate mais18 profissionais atuantes em diferentes serviços do GHC, em outras instituições e atuais residentes dos programas da RMS/GHC.

Em 10 anos, mais de 20 profissionais fonoaudiólogos integraram os programas da RMS/GHC, atuando hoje em diversas áreas, desempenhando importante papel em serviços públicos. O evento será realizado no Auditório do Instituto da Criança com Diabetes(ICD) e é direcionado a profissionais do GHC, fonoaudiólogos e acadêmicos de fonoaudiologia. A atividade valerá como horas de formação para os funcionários do GHC. As inscrições estão abertas pelo Sistema de Gestão de Cursos do GHC.


 28.06.2019

Residência Multiprofissional em Saúde realiza atividades relacionadas a políticas raciais

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição dedicou o mês de junho às atividades relacionadas a políticas raciais. No dia 24 de junho, realizou-se o Cine Debate, com exposição do filme “Infiltrado na Klan” (Spike Lee, 2018), que inspirou o debate entre os participantes. Dia 27 de junho, ocorreu o “Saúde em Conversa: Saúde e o racismo nosso de cada dia”, uma roda de conversa que contou com as convidadas Liziane Guedes (UFRGS), Silvia Ramão (GSC - GHC) e Vera Beatriz Cruz (Participação Cidadã – GHC). Ao todo, quase 50 pessoas estiveram envolvidas nos debates organizados pelas residentes do Programa de Saúde da Família Camila Dutra Lima e Gabriela Pacheco Carniel.

As atividades marcam um momento importante para as políticas afirmativas na Residência Multiprofissional, visto que o próximo edital de seleção contará pela primeira vez em 15 anos com cotas para candidatos afrodescendentes. Um destacado passo na formação para o SUS, idealizado e organizado por um Grupo de Trabalho formado por residentes, preceptores, apoiadores pedagógicos e coordenação da RMS, com apoio da Participação Cidadã do GHC.

img.ptg.2.1.01.17330


27.06.2019

Realizado segundo Seminário Interprogramas Hospitalares da Residência Multiprofissional

Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) da área hospitalar - Atenção Materno Infantil e Obstetrícia, Atenção ao Paciente Crítico e Oncologia e Hematologia - realizaram o segundo Seminário Interprogramas Hospitalares. O evento contou com a presença do docente convidado João Luiz de Souza Hopf, médico da equipe de Cuidados Paliativos da Santa Casa, para a aula sobre Cuidados Paliativos, dos residentes dos três programas hospitalares do GHC, além de trabalhadores das equipes que são campo de prática dos residentes multiprofissionais.

A Residência Multiprofissional em Saúde do GHC foi instituída em julho de 2004 a partir de um projeto financiado pelo Ministério da Saúde e, atualmente, conta com seis Programas Multiprofissionais e um em Área da Saúde. Trata-se de uma modalidade de Pós-Graduação lato sensu, oferecendo formação em serviço para diversas profissões da saúde.

Os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) orientam e estruturam a formação, composta por carga horária prática, teórico-prática e teórica. Esta é acompanhada por preceptores, orientadores de campo e pelas equipes de saúde dos cenários de prática dos Programas de Residência. O objetivo da formação em serviço é qualificar profissionais da saúde para atender às necessidades do SUS, conforme as realidades locais e regionais.

Os Programas de Residência Multiprofissional contam com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos. Um dos seus objetivos é o desenvolvimento de um projeto de pesquisa a respeito de um assunto relevante ao SUS. Nesse processo, os residentes são acompanhados por um orientador de pesquisa vinculado ao GHC, resultando o Trabalho de Conclusão de Residência (pré-requisito para certificação dos residentes).

Em 2019, os sete programas juntos somam um total de mais de 70 preceptores e em torno de 160 residentes, sendo apoiados pela Secretaria da COREMU com estrutura administrativa, pedagógica e de coordenação geral.

img.ptg.2.1.01.17312


13.05.2019

Tem início o Curso de Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde

Começou na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, o Curso de Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar conceição (RMS/GHC). Trata-se do Módulo II da atividade iniciada em 2018. Naquele ano, 75 preceptores participaram do primeiro módulo, trabalhando temas como o papel e a função da preceptoria, processos de ensino e aprendizagem em saúde, avaliação e concepções pedagógicas.

O Módulo II tem 20 participantes matriculados e será acompanhado por quatro facilitadores: Elisandro Rodrigues (técnico em educação e apoiador pedagógico da RMS), Marta Orofino (terapeuta ocupacional da Gerência de Saúde Comunitária (GSC) e apoiadora em pesquisa da RMS), Renata Pekelman (médica de família e comunidade da GSC) e Nara Azeredo (enfermeira da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Conceição). Neste ano, serão aprofundados assuntos referentes à formação em serviço, supervisão, metodologias de ensino e aprendizagem, avaliação dos processos educacionais em saúde e relação dos cenários de prática com os programas da residência.

A atividade ocorrerá mensalmente, até setembro, totalizando 24 horas de curso, realizado no Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do GHC. Para Thaiani Farias de Castilhos, coordenadora da RMS, “o curso reforça a importância da figura do preceptor na formação em serviço, buscando qualificar cada vez mais a formação para o SUS, valorizando os espaços de reflexão e construção de saberes dos atores envolvidos”. Segundo ela, o planejamento prevê que esta atividade seja realizada de forma permanente, identificando as necessidades prementes a cada ano e planejando a formação com base nas demandas do grupo de preceptores, que hoje totalizam mais de 70 profissionais, de diversos serviços e hospitais do Grupo Hospitalar Conceição.

img.ptg.2.1.01.16591


 21.03.2019

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC recebe representantes do Ministério da Educação

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC) recebeu, nos dias 18, 19 e 20 de março, visita técnica do Ministério da Educação. O objetivo da vistoria foi avaliar os pedidos de aumento de vagas e criação de dois novos Programas na RMS. Nestes três dias, os avaliadores conheceram as instalações dos quatro hospitais do GHC, das unidades de saúde e do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde.

Estiveram envolvidos os Programas de Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade, Atenção ao Paciente Crítico e Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, participando de reuniões com preceptores, residentes e coordenação. Para a coordenadora da RMS/GHC, Thaiani Farias de Castilhos, “esta vistoria possui um caráter pedagógico muito importante, pois permite que, a partir do olhar de fora, os programas percebam suas fragilidades e potencialidades, construindo ferramentas para o enfrentamento dos desafios e potencializando o que já se conquistou em quase 15 anos da residência”.

A partir do relatório produzido pela vistoria, as solicitações serão avaliadas pelas Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Com esta solicitação, pretende-se ampliar os programas e qualificar a formação oferecida na residência, formando profissionais cada vez mais qualificados para atuar no Sistema Único de Saúde, atendendo ao perfil epidemiológico das populações.

img.ptg.2.1.01.16053


11.03.2019

Realizada formatura da Residência Multiprofissional em Saúde

No último sábado, dia 9 de março, no teatro da Unisinos – Porto Alegre, foi realizada a formatura dos residentes da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Participaram da mesa de solenidade do evento o diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, o gerente de Ensino e Pesquisa, Geraldo Jotz, a coordenadora da Residência Multiprofissional, Thaiani Farias de Castilhos, além de preceptores representantes dos programas da RMS.

Residentes dos sete programas finalizaram sua formação, totalizando 72 formandos. A Residência Multiprofissional oferece especialização lato sensu em Atenção ao Paciente Crítico, Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental, para todas as profissões da saúde, tendo formado quase 700 especialistas em 14 anos de história.

A cerimônia contou com discursos dos componentes da mesa, bem como dos formandos, todos pontuando a Residência Multiprofissional do GHC como uma das maiores referências em formação para o SUS no país. Houve ainda uma homenagem póstuma ao residente Cezar Miranda, emocionando os presentes.

Em abril, a RMS GHC completará 15 anos de existência, sendo programados eventos comemorativos em alusão à data.

img.ptg.2.1.01.15963


07.03.2019

 Iniciada Semana de Acolhimento e Integração da Residência Multiprofissional em Saúde

Foram recebidos nessa quarta-feira, 6 de março, os residentes da turma 2019 da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC). Ao todo, 78 profissionais ingressaram nos programas de Atenção ao Paciente Crítico, Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gestão em Saúde, Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e de Saúde Mental.

A coordenadora da RMS, Thaiani de Castilhos, conduziu o primeiro encontro do grande grupo. Ao iniciar o evento, Thaiani apresentou a equipe de suporte aos residentes, a comissão de organização da Semana de Acolhimento e Integração 2019, formada por residentes do 2º ano de programa, além de detalhar as estruturas e organização do GHC. Conforme a coordenadora, a ideia é que seja uma acolhida que possa dar uma noção da instituição, mas também integrar o grupo, pois, nos cenários de prática, os residentes de primeiro e segundo anos irão conviver em formação juntos.

O coordenador de Ensino da GEP/GHC e coordenador adjunto da RMS, Rodrigo de Oliveira Azevedo, representou o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Geraldo Pereira Jotz. Ao saudar os novos residentes, o também supervisor e preceptor do programa de Gestão em Saúde da RMS, apresentou a estrutura da GEP/GHC ao destacar a função de ensino e pesquisa da instituição. "Um dos princípios institucionais do GHC é o estímulo à produção e socialização de conhecimento, não só por meio de diferentes pesquisas que são produzidas na nossa instituição, mas também por meio da organização direta de um conjunto de atividades formativas, assim como a RMS", pontuou Azevedo.

Criada em 2004, a Residência Multiprofissional em Saúde do GHC tem como objetivo geral especializar profissionais das diferentes áreas da saúde, por meio da formação em serviço, com a finalidade de atuar em equipe, de forma interdisciplinar, em diferentes níveis de atenção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, aprimorando e qualificando a capacidade de análise, enfrentamento e proposição de ações que visem concretizar os princípios e as diretrizes do SUS. Em 2019, os sete programas da RMS/GHC integrarão profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

A programação de acolhimento aos residentes da RMS/GHC segue até a próxima terça-feira, 12. Inspirada na integração dos funcionários do GHC, a RMS também preparou uma série de treinamentos para que os residentes conheçam setores como o Banco de Sangue, a Ouvidoria, Saúde do Trabalhador, Segurança do Trabalho, Bioética, Gestão de Riscos e Infecção, Participação Cidadã e Gestão Ambiental.

Conforme a coordenadora da RMS/GHC, Thaiani de Castilhos, a ideia é prestar suporte para quando o residente ir para os cenários de prática estar mais situado dentro da instituição. Na sexta-feira, dia 8, uma roda de conversa que contará com a participação de preceptores da RMS tem por finalidade refletir contextos e desafios do SUS. A partir da segunda-feira, dia 11, os residentes farão visitas aos serviços onde eles serão integrados. "Entendemos essa interação importante, pois dos sete programas da RMS, cada um tem uma especificidade. Isso nos permite olhar e pensar a integralidade do SUS. Nos espaços com todos juntos, a ideia é poder refletir a especificidade de cada profissão, de cada programa e a articulação disso dentro do Sistema de Saúde", explica Thaiani.

img.ptg.2.1.01.15920


17.01.2019

Residência Multiprofissional em Saúde e Lepes promovem o Cine Debates Narrativas em Movimento

A Residência Multiprofissional em Saúde e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Lepes) da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC) promoveu na tarde desta quinta-feira, 17 de janeiro, o Cine Debate Narrativas em Movimento. O evento foi realizado na sala 3, da GEP, reunindo residentes, preceptores, trabalhadores do GHC e público externo.

O objetivo do encontro foi oferecer um espaço de reflexão e diálogo sobre os temas pertinentes no campo da saúde, usando o cinema como exemplo. No primeiro momento, a atividade contou com a exibição do filme “Inquietos” (“Reptless”, direção de Gus Van Sant, EUA, 2011). Em seguida, ocorreu um debate sobre a relação do filme com a saúde mental, como o luto e a depressão.

img.ptg.2.1.01.15534


14.01.2019

Residência Multiprofissional em Saúde tem reconhecimento do MEC

 Na última sexta-feira, 11 de janeiro, foi publicado o extrato de processos dos sete Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição que aguardavam avaliação e reconhecimento do MEC. Agora estes possuem o Ato Autorizativo.

Com isso, depois de 14 anos da sua criação, ocorrida em março de 2004, os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde passarão a ter seu título reconhecido pelo MEC. O Processo de Credenciamento, iniciado em março de 2017, foi aprovado na última semana com a referida publicação.

A Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC parabeniza todo o grupo de profissionais do GHC, capitaneado pela coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu/GHC), psicóloga Thaiani de Castilhos, por empreender esse processo para a regulamentação da residência junto ao MEC e por elevar o nível administrativo e de gestão na mesma.


10.01.2019

Residência Multiprofissional em Saúde do GHC promove “Saúde em Conversa”

 Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC), em parceria com o Laboratório de Ensino e Pesquisa e Extensão em Saúde (Lepes), promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 10 de janeiro, o encontro “Saúde em Conversa - Intermitências da morte: cuidados paliativos, sentidos e subjetivação”. A atividade ocorreu na sala 13 da Escola GHC, reunindo cerca de 30 residentes e preceptores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da instituição.

Na roda de conversa, estavam presentes a médica de família do GHC Cledy Eliana dos Santos e o coordenador do Serviço de Dor e Cuidados Paliativos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Rodrigo Kappel Castilho. Também esteve presente a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC, Thaiani Farias de Castilhos. Para ela, a atividade teve como objetivo pensar no cuidado não só do paciente, mas também do profissional. “Trabalhar esse tema com residentes e preceptores é importante para a formação profissional deles”, salientou.

img.ptg.2.1.01.15488


 04.01.2019

Residência Multiprofissional em Saúde e Lepes promovem o Cine Debates Narrativas em Movimento

A Residência Multiprofissional em Saúde e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Lepes) da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC) promovem no próximo dia 17 de janeiro, das 15h30min às 18h, o Cine Debate Narrativas em Movimento. O evento será realizado no Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa (CETPS), na Av.Francisco Trein, 326, na sala 13 do Lepes. Em um primeiro momento, a atividade irá contar com a exibição do filme Inquietos (Reptless, direção de Gus Van Sant, EUA, 2011), depois ocorrerá um debate sobre a relação do filme com a saúde mental, como o luto e a depressão.

O objetivo é oferecer espaço de reflexão e diálogo para residentes, preceptores, trabalhadores do GHC e o público externo sobre os temas pertinentes ao campo da saúde, usando o cinema como exemplo.

img.ptg.2.1.01.15433



10.08.18

 narrativa

Objetivo Geral
Fomentar a discussão e compreensão das diversas formas de narrativas para a humanização em saúde.

Publico Alvo
Trabalhadores e estudantes interessados em partilhar aprendizados e atividades de pesquisa, ensino e aplicação no campo da experiência estética em interface com a área da saúde.

Inscrições
http://cursos.ghc.com.br/SIN


 

08.08.18

risseminariointerinstitucional2018


 12.06.18

Curso de Qualificação para Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC

Encerrado no dia 11 de junho o Curso de Qualificação para Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC. Esta primeira turma foi formada por 37 preceptores, dos diversos núcleos profissionais, dos 7 Programas da RMS. No período de março a junho, os alunos perfizeram 25 horas de atividades, trabalhando temas como processos pedagógicos, função e papel da preceptoria, desafios da formação para o SUS e processos de avaliação. Para Thaiani de Castilhos, coordenadora da Residência Multiprofissional, esta é uma iniciativa fundamental para crias espaços de reflexão e construção de saberes e práticas formativas que tomem como referência as necessidades relativas ao cotidiano de práticas na preceptoria. Para o segundo semestre está prevista nova turma, visando atingir 100% dos preceptores que atuam na RMS-GHC. As inscrições para a Turma 2 estão abertas através do Sistema Integrado de Inscrições e Gestão de Cursos, até 31 de julho.

FotoFinalTurma1


11.06.18

16th World Association for Infant Mental Health World Congress - New challenges for a 3rd Millenium Infant Mental Health

Lívia Caetano da Silva Leão, psicóloga residente do programa Atenção Materno Infantil e Obstetrícia da Residência Multiprofissional do GHC, apresentou dois trabalhos no 16th World Association for Infant Mental Health World Congress - New challenges for a 3rd Millenium Infant Mental Health, realizado em Roma, Itália, de 26 a 30 de maio de 2018. O pôster intitulado POSSIBILITIES FOR PSYCHOLOGY WORK IN MATERNAL AND CHILD CARE AND OBSTETRICS: REPORT OF EXPERIENCE ON A MULTIPROFESSIONAL RESIDENCY IN HEALTH, teve a colaboração das psicólogas do GHC Paula Nunes Mousquer e Gisele Milman Cervo. O trabalho apresentado em mesa redonda, intitulado “PERFORATED” STORIES: TRAUMA AND TRANSGENERATIONALITY IN THE CONTEXT OF PREGNANCY AND BIRTH OF A BABY, foi escrito junto à psicóloga Paula Nunes Mousquer, à médica ecografista Ana Cristina Alves de Alves e à médica psiquiatra e psicanalista Ivanosca Martini, colaboradora no Setor de Alto Risco Obstétrico do HNSC.

Foto1


 01.06.18

Residentes do Programa de Residência de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial participaram de atividades relativas à Semana de Prevenção do Câncer de Boca do Grupo Hospitalar Conceição.

Ao longo dos dias 29 e 30 de maio, os residentes realizaram exames bucais para prevenção e diagnóstico de câncer bucal, ofertando atendimentos à população em geral, o que contabilizou uma média de 200 avaliações ao longo do dia 30 de maio realizadas pelos Residentes Manoela Seadi Pereira, João Pedro Silveira da Silva, Primo Guilherme Vargas Pasqual e Fábio Miguel Rodrigues Borges.

O Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC, único de caráter uni profissional na instituição, oferta vagas para cirurgiões dentistas que desenvolvem a maior parte das suas atividades no Hospital Cristo Redentor, no período de 3 anos, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. A aprendizagem dos residentes é fundamentada pela formação em serviço, participando diretamente nas equipes com neurocirurgiões, traumatologistas, intensivistas, cirurgiões do trauma, cirurgiões plásticos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e demais categorias profissionais, o que garante uma formação voltada para a integralidade do cuidado no SUS. 

 

Foto1

 

 

Foto2



19.04.18

Seminário Internacional do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

A Gerência de Ensino e Pesquisa, através da Residência Multiprofissional em Saúde, convida a todos para transmissão ao vivo do Seminário Internacional do Conselho Nacional de Secretários de Saúde dia 25/04/2018, quarta-feira, das 9h às 12h, com o tema “O futuro dos Sistemas Universais de Saúde" (vide link: http://www.conass.org.br/especialistas-do-brasil-canada-costa-rica-portugal-e-reino-unido-debatem-o-futuro-dos-sistemas-universais-de-saude/).

A transmissão será realizada no Auditório Jahyr Boeira, no Prédio Administrativo do Grupo Hospitalar Conceição, somente no dia 25/04.

Ressaltamos que essa transmissão não gerará abono de ponto e horas de formação, bem como que não é permitida entrada de alimentos ou bebidas no auditório.

18.04.2018


 06.04.18

Residência Multiprofissional em Saúde inicia curso para orientadores de trabalhos de conclusão

O curso para orientadores de trabalhos de conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC) foi iniciado no último dia 4 de março. A atividade está sendo oferecida para a RMS e para a área de Pesquisa da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Grupo. Cada turma terá três encontros de 2 horas cada. Os encontros têm como objetivo qualificar e atualizar os orientadores em relação a temas como ética, métodos de pesquisa e orientações específicas dos Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR). 

06.04.2018


A equipe que coordenou as atividades na abertura do curso contou com a coordenadora da RMS, Thaiani Farias de Castilhos, o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição, Daniel Demétrio Faustino da Silva, e o secretário do CEP/GHC, Rogério Farias Bitencourt. Os temas discutidos no dia foram relativos à estrutura do TCR, os desafios para a realização de pesquisas na instituição e a necessidade de qualificar e divulgar as produções. Serão realizadas duas edições da atividade, uma em cada semestre deste ano. 

Os trabalhos de conclusão são produtos desenvolvidos pelos residentes da RMS e podem ser realizados em formatos de artigos científicos, criações de protocolos, cartilhas, intervenções, relatos de experiências e produções artísticas. Estes estudos contribuem para o cotidiano de trabalho das equipes no atendimento aos usuários dos diversos setores do GHC.

Atualmente, a RMS tem mais de 170 residentes e 70 preceptores, e conta com um grupo de 50 orientadores. Para outubro estão previstas as apresentações públicas dos projetos de TCR dos residentes de primeiro ano, que serão divulgados oportunamente. Trata-se de um importante incentivo à pesquisa, pretendendo colaborar para que o Grupo possa, cada vez, contar com produções científicas substanciais e de impacto na comunidade local.


03.04.18

GEP realiza entrega de equipamentos para Residência Multiprofissional

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC) realizou na última semana, dia 29 de março, a entrega de dois motores cirúrgicos, um articulador e acessórios. O material foi destinado ao setor de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Cristo Redentor (HCR), visando a qualificação do atendimento e o aperfeiçoamento dos sete residentes da área.

03.04.18


Estiveram presentes no ato de entrega dos equipamentos a superintendente do GHC, Adriana Acker, o diretor técnico do Grupo Conceição, Mauro Sparta, o gerente da GEP, Geraldo Jotz, o coordenador geral da GEP, Abrahão Assein Arus Neto, a Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC, Thaiani Farias de Castilhos, e os Preceptores Claiton Heitz e Giuliano Luchi. A Residência Multiprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial se propõe à formação de recursos humanos para o cuidado de pacientes vítimas de traumatismo e patologias do complexo bucomaxilofacial, orientada a partir do Projeto Pedagógico da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. As principais diretrizes deste trabalho são a integralidade, o trabalho em equipe, a humanização e a educação permanente.


 19.03.18

GHC promoveu curso para Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde

O curso de Qualificação para Preceptores se iniciou na manhã desta segunda-feira, 19 de março, proporcionando um espaço de formação e de educação permanente para os preceptores dos sete Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC). A atividade ocorreu nas salas 5 e 8 da Escola GHC e reuniu cerca de 36 preceptores, que se dividiram em duas turmas. 

19.03.2018-1


Para a abertura das atividades, estava presente a coordenadora da RMS/GHC, Thaiani de Castilhos. Ela saudou todos presentes e comentou sobre o curso ter sido organizado desde agosto do ano passado, pensando nas questões que foram trazidas pelos preceptores como demandas fundamentais.  “O curso permitirá aos preceptores vivenciarem na prática a proposta da Metodologia Ativa para que possam exercitar nos processos de ensino com os residentes. Trata-se de uma iniciativa para qualificar ainda mais nossos sete Programas da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu)", explicou a coordenadora Thaiani.

19.03.2018

A formação conta com os facilitadores terapeuta ocupacional da Equipe de Gestores do Cuidado da Gerência de Saúde Comunitária (GSC) Marta Orofino, médica de família e comunidade da GSC Renata Pekelman e apoio pedagógico da equipe da RMS da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) Aline Branchi e Elisandro Rodrigues.  Oferecendo uma prática de ensino e aprendizagem que incorpore elementos das metodologias educacionais ativas à formação dos residentes, o curso vai ocorrer no primeiro e no segundo semestre deste ano. Com 40 vagas disponíveis cada, as atividades ocorrem uma vez ao mês, com 16 horas presenciais (4h por encontro) e 9h de atividades de dispersão, totalizando 25 horas. O curso é destinado aos trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição que são preceptores e supervisores dos programas de RMS do GHC.

Créditos: Guilherme de Faveri.


13.03.18 

Realizada aula aberta da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC

 Dando início às atividades letivas de 2018, foi realizada na segunda-feira, 12 de março, aula aberta da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC). Com o tema "Saberes e Fazeres na Residência: Pensando a formação em Saúde", o encontro reuniu no auditório da torre educacional da Unisinos Porto Alegre, residentes de 1º, 2º e 3º anos da RMS/GHC, além de preceptores e supervisores do programa, funcionários do GHC e alunos de cursos vinculados à Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC e convidados externos.

13.03.2018-1

 A mesa de abertura foi composta pelo diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, pelo gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Geraldo Pereira Jotz, e pela coordenadora da RMS/GHC, Thaiani de Castilhos. Geraldo Jotz, profissional que é cedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao GHC, destacou a importância do programa, referência em âmbito nacional, pela formação de agentes ativos em prol do Sistema Único de Saúde (SUS) ao agregar a prática ao conhecimento teórico. O espaço, pensado para integração e articulação entre os presentes, cumpriu o objetivo de promoção e troca de saberes entre participantes dos sete programas ofertados pela RMS/GHC. Ao todo mais de 230 pessoas participaram do evento, que teve como convidados José Geraldo Soares Damico, Luiz Fernando Bilibio e Laura dos Santos Boeira.  Psicóloga formada pela UFRGS e ex-residente em Onco-Hematologia pela RMS/GHC, Laura Boeira, fez a primeira fala. "Caminhar pela saúde pública é igual a um caso de amor", a profissional usou a analogia ao apresentar sua trajetória profissional, apontando caminhos e desafios aos novos residentes do programa.  O professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS Luiz Fernando Bilibio trouxe quatro frases fortes que, segundo ele, compõe o imaginário em torno da RMS: "A residência serve para conquistar corações e mentes para o SUS"; "É no serviço que a gente aprende o importante"; "O residente consegue enxergar aquilo que o trabalhador deixou de ver"; "Os residentes oxigenam os serviços". Com a ideia de provocar os presentes, Bilibio apontou relativismos nestas colocações, na intenção de construção de consciência crítica para invenção de novas realidades de atuação. O também professor da ESEFID/UFRGS José Geraldo Damico, na última fala dos convidados, apontou para sentimentos de incertezas e sofrimento no trabalho a fim de reconhecer suas motivações. "O motivo pode ser a própria paixão e amor às pessoas que serão encontradas no caminho".  Ao final das palestras, se abriu a perguntas e colaborações dos presentes, num ambiente que, assim como na RMS/GHC, preza pela colaboração mútua, onde todos têm algo para aprender e para ensinar.

Créditos: Bruno de Barros


 

 

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Contato RMS

E-mail: rms@ghc.com.br 
Telefones: (51) 3357.2818 - (51) 3357.2816 

 

Horário RMS

Residência Multprofissional          
 Seg a Sex - 8h30 às 12h 30min    
 Seg a Sex - 14h30 às 17h    
login