historia
A amplitude dos serviços, a complexidade assistencial e o volume de atendimentos e procedimentos realizados tornaram o Grupo Hospitalar Conceição um espaço privilegiado para a pesquisa, para a formação em serviço e como um importante campo de práticas na saúde. 
Com isso, a instituição conquistou tradição na área da saúde e é referência para a formação de profissionais para o SUS em diferentes níveis de ensino, desde o técnico-profissionalizante até os programas de pós-graduação. Por isso que o tema está fortemente ligado à história do GHC.  

Na instituição, a formação em serviço tem origem já anos 60 como campo de estágio para estudantes de medicina e com a primeira turma de Residência Médica em 1968. Nos anos seguintes buscou-se ampliar e qualificar os campos de estágio oferecidos às instituições parceiras, através de convênios e aprimorando o nível de ensino, bem como a ampliação dos programas de residência médica.

Em dezembro de 2001, com a implantação de um novo organograma, constitui-se a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP/GHC) enquanto o órgão responsável pela gestão das áreas de ensino e pesquisa, com a descentralização dessas atividades nos diferentes hospitais e serviços do GHC.  Desde abril de 2004, os hospitais do grupo possuem a certificação como Hospital de Ensino, conferida através da Portaria Interministerial nº 1.704, dos Ministérios da Educação e da Saúde.

Neste mesmo período, o GHC inicia em parceria com a FIOCRUZ a realização de cursos de pós-graduação e pós-técnico na área da informação em saúde.

Em 2005, implementou a Residência Multiprofissional, com o início da primeira turma da Residência Integrada em Saúde - RIS.

Em 28 de outubro de 2009, por meio de uma resolução do Conselho de Administração do GHC, a GEP torna-se o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde. A unidade tem como objetivo ser uma instituição pública, democrática e popular de educação técnica, profissionalizante, de graduação e pós-gradução em saúde. Procura articular ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva da educação permanente em saúde e da participação social. 

A GEP/GHC passou a ofertar a partir de 2010 formação técnica profissional e ampliou as opções de cursos de pós-graduação, através de parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Contato

  • Fone: (51) 3357-2800
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min