formacaoghc
Nas análises que se faz do contexto dos hospitais de ensino e dos serviços de saúde no país, com muita freqüência se constata que, na verdade, em boa parte dos casos, essas instituições são apenas o cenário físico em que se desenvolvem práticas de ensino. A função primordial de educação e desenvolvimento de trabalhadores do sistema de saúde – nas mais distintas profissões e níveis de formação, para as próprias instituições e para os demais serviços e sistemas de saúde – acaba por não ser implementada na prática.

De acordo com o Ministério da Saúde, são necessários o desenvolvimento e a incorporação de novas práticas pedagógicas, de novas abordagens e perspectivas organizacionais que permitam a formação integral e o conhecimento e compromisso com a saúde da população. 

No GHC, a trajetória histórica da formação não difere muito daquela ilustrada nesses estudos. Entretanto, iniciativas recentes têm procurado ampliar rapidamente as potencialidades que a história construiu, firmando parcerias com outras instituições, buscando fontes de fomento externas, aplicando recursos financeiros, materiais e gerenciais e estabelecendo metas ambiciosas de mudança. Diversas iniciativas descritas a seguir ilustram esse momento da política institucional. 

É importante que a formação de profissionais seja orientada por princípios de excelência técnica, pela integralidade e humanização das práticas e pelas necessidades do sistema locorregional de saúde, ao contrário de orientado pelas pressões do mercado e da indústria de material médico-hospitalar.

Contato

  • Fone: (51) 3357-2800
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min