equipe narrativas

O trabalho do Grupo Narrativas em Saúde é desenvolvido de forma multiprofissional e transdisciplinar. O grupo tem como composição: 04 Doutoras; 01 Doutor; 02 doutorandos; 04 mestres, 01 especialista.

Link para o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1161557467841655


Ananyr Porto Fajardo
Doutora em Educação - área de ênfase em Educação e Saúde (UFRGS, 2011); Mestre em Odontologia - área de concentração em Saúde Bucal Coletiva (UFRGS, 2001); Especialista em Estudos em Tradução - Teorias, Práticas e Tecnologias (PUCRS, 2014); Graduada em Odontologia (UFRGS, 1983). Coordenadora-adjunta do Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição (MP ATSUS GHC), Porto Alegre, RS (2014-2018). Membro do Comitê Operacional da Sociedade Internacional de Ergologia para o biênio 2018-2020. Docente permanente do MP ATSUS GHC. Docente e Orientadora de Pesquisa da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC). Odontóloga no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC). Pesquisadora no campo do Ensino-Aprendizagem na Saúde; Avaliação de Tecnologias em Saúde (ênfase em Tecnologias Educacionais); Saúde da Pessoa Idosa; Saúde dos Cuidadores de Pacientes Acamados/Idosos; Ergologia no Trabalho em Saúde. Membro do Comitê de Bioética do GHC (2015-2018) e do Comitê de Ética em Pesquisa do GHC (2016-2018). Experiência em Saúde Coletiva com ênfase em Ergologia; Educação permanente em saúde; Integralidade em saúde; Educação em saúde; Interdisciplinaridade; Processos de ensino e aprendizagem em saúde. Tradutora de inglês para português na área das ciências da saúde, humanas e sociais e suas interfaces.

http://lattes.cnpq.br/9187146862477787


Elisandro Rodrigues
Pedagogo; Doutor em Educação [Unisinos]; Mestre em Saúde Coletiva [UFRGS]; com Residência em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS/EducaSaúde; Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva [UFRGS]; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação [UFSM]. Orientador de trabalhos de conclusão de curso da Escola GHC (Residência, especializações, cursos técnicos). Técnico em Educação na Escola GHC - Grupo Hospitalar Conceição. Faz parte do Grupo de Pesquisa e Extensão da UFRGS - Geringonça [pedagogias da diferença]; Do Grupo de Pesquisa Kabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias; do Projeto de Pesquisa Políticas do Texto: O escrever no território da Pós-Graduação; Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) do Projeto de Pesquisa Práticas curriculares de escrita e leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os modos de subjetivação na UNISINOS; Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. Possui experiência na área da Educação e Saúde Coletiva com ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação na Saúde; Saúde e Educação; Escrever na Saúde; Escrita; Montagem da Escrita e do Pensamento em Educação e Saúde. 

http://lattes.cnpq.br/4466204282399825


Luciana Rodríguez Barone
Doutora, Mestre e Especialista em Psicologia Social e Institucional, UFRGS (2017/2011/2008). Graduada em Psicologia, UFRGS (2006). Psicóloga do Grupo Hospitalar Conceição - GHC (2007-atual), atuando atualmente na Gerência de Saúde Comunitária - US Coinma (2009-atual). Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde - Saúde da Família e Comunidade. Experiência em preceptoria no PET-SAÚDE (UFCSPA), tutoria (UNASUS UFPEL e UFRGS/DAB/SGTES). Ademais, bailarina na área de Dança Contemporânea, integrando os grupos de criação em dança N Amostra e Oficina Permanente de Criação em Dança da Macarenando Dance Concept. Atua na área de Psicologia e Políticas Públicas, na área da saúde, transdisciplinaridade, em interface com a arte.

http://lattes.cnpq.br/2471341041678871


Marta Orofino
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul (2005). Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1990). Especialista em Metodologia do Trabalho Comunitário; Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde e Literatura Brasileira. Trabalha atualmente no Grupo Hospitalar Conceição, desenvolvendo ações em Gestão da Clínica, Apoio Matricial e Ensino e Pesquisa, onde coordena Linha de Pesquisa Narrativas em Saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição.

http://lattes.cnpq.br/0767719744045953


Nara Selaimen Gaertner Azeredo
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Coordenadora de Enfermagem da UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceicao - GHC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: emfermagem, terapia intensiva, enfermagem, medicina intensiva e uti.

http://lattes.cnpq.br/5669916943533227


Maria Amelia Medeiros Mano

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Exerce o cargo de professora assistente da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e de Médica de Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: periferias urbanas, atenção primária à saúde, saúde da família, tragédias, arte e saúde, narrativas e saúde, território e saúde.

http://lattes.cnpq.br/6170147535357831


Silvani Botlender Severo

Trabalhadora na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Docente na área da Saúde, Psicologia e Mediação de Conflitos. Docente no Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola GHC na disciplina de Políticas Públicas em cursos técnicos e pós-graduações. Experiência docente em Mestrado Profissional, nas disciplinas de Processos Grupais, Ética e Gestão de Conflitos; em Pós-Graduação de Direitos Humanos e Segurança Pública - PRONASCI, na disciplina de Gestão de Conflitos e Posturas de Não-Violência; em Graduação de Musicoterapia nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Saúde Pública. Doutoranda no Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado em Psicologia pela PUCRS (2007), com pesquisa na área da saúde coletiva e reforma psiquiátrica com ênfase na integralidade e transdisciplinaridade no processo de trabalho das equipes multiprofissionais. Especialização em Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (2008) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Trabalhos na área de Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito & coletividade, análise institucional, educação em saúde, ensino na saúde, gestão do trabalho; políticas públicas, gestão de conflitos, saúde mental, reforma psiquiátrica, saúde do trabalhador, segurança pública.

http://lattes.cnpq.br/4065334852032557


Diego Monroe Kurtz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (1999). Possui especialização em gestão pública e educação multiprofissional da saúde. Mestre em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Suas reflexões estão nos campos da saúde coletiva e teatro de animação. Participa do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição.

http://lattes.cnpq.br/3298144905906051


Luciana Pinto Saavedra

Possui graduação em Medicina (2010) e Fisioterapia (2002) pela Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Fisioterapia Dermato Funcional pela CBES (2004), Especialização em Saúde Coletiva pela Ulbra (2004), Mestre em Saúde Coletiva pela Ulbra(2007), Especialização Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês (2014) e Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo GHC (2013). Atualmente atua como Médica de Família e Comunidade e com Cuidados Paliativos.

http://lattes.cnpq.br/3328749492562132


Renata Pekelman

Possui graduação em Medicina - UFPEL (1984), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - UFRGS (1991). Residência em Medicina Geral Comunitária - Hospital Nossa Senhora da Conceição (1987); Especialista em Medicina do Trabalho - UFRGS (1992), Especialista em Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde- UFRGS (2010); Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação e Ensino na Saúde UFRGS (2014). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e área de educação popular em saúde, participação popular e planejamento participativo em Atenção Primária em Saúde. Experiência com formação profissional na área de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família; experiência em formação na área de técnico em Agente Comunitário de Saúde. Professora de Graduação em Medicina - Unisinos.

http://lattes.cnpq.br/4064092473895685


Anelise Kirst da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2006) e pós-graduação pela Escola de Saúde Pública (ESP-RS) através da Residência Integrada em Saúde - ênfase em Dermatologia Sanitária (2009) e em Gestão da Atenção à Saúde Indígena (2011). Tem experiência na área de Psicologia, com atuação em saúde coletiva, psicologia hospitalar, processos grupais, HIV/Aids, psicodermatoses, saúde indígena e álcool e outras drogas. Atualmente, desenvolve atividades como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Hospital Nossa Senhora da Conceição (CAPS AD III HNSC) e como preceptora da Residência Integrada em Saúde - Ênfase Saúde Mental da mesma instituição.

http://lattes.cnpq.br/7957890762050478

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min
login