Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (LEPES)

O que é?

O LEPES é um território criado dentro da RMS que busca criar e oferecer espaço para que os Residentes e Preceptores possam refletir e falar das suas dúvidas e sentimentos relacionados às suas vivências teóricas-práticas. Pretende-se dar voz aos acontecimentos objetivos e subjetivos causadores de estresse, tristeza, ansiedade e outros afetos negativos, independentes de estarem ou não associados às suas histórias pregressas de vida. Trata-se um exercício de alteridade e se constituí num modo simples de apoiar os trabalhadores para que tenham condições plenas de seguir sua qualificação profissional. O LEPES parte sempre da idéia do cuidado do outro a partir do cuidado de si.

Pra quem é?

O público-alvo prioritário do LEPES são os residentes, preceptores, orientadores de campo e demais envolvidos com os processos de formação da RMS no GHC.

Como funciona?

O LEPES oferece diversas atividades, com calendário organizado mês a mês. Residentes e preceptores têm prioridade nas inscrições que, na maioria das atividades, acontece através do Sistema de Gestão de Cursos (https://cursos.ghc.com.br/SIN).

Onde acontece?

Na sala do LEPES, localizada na Escola GHC (Av. Francisco Trein, 326).


Atividades

Cine Debate: Narrativas em movimento

Busca ser um espaço de produção de conhecimento que associa a crítica cinematográfica com a reflexão e a problematização do cotidiano de trabalho na saúde e na Residência. A cada mês, um novo filme serve de disparador para o debate. As inscrições são sempre feitas através do Sistema de Gestão de Cursos do GHC.

Grupo Balint

Os grupos Balint são uma ferramenta clínica importante no cotidiano dos profissionais da saúde, trabalhando questões em relação à empatia e trabalho em equipe desde a perspectiva da integralidade. Os encontros do grupo são quinzenas, sempre nas terças, às 13h. Trata-se de um grupo fechado. Interessados devem fazer contato com a Secretaria da RMS.

Saúde em Conversa

Rodas de conversa sobre temas importantes para a saúde, sempre com um convidado para fomentar a discussão e, a cada mês, um novo tema. Acontece mensalmente, nas quintas à tarde. As inscrições são sempre feitas através do Sistema de Gestão de Cursos do GHC.

Práticas Integrativas e Complementares

Desde o final de década de 70, após a declaração de Alma Ata, o debate sobre as práticas integrativas e complementares começou a despontar no Brasil. Respaldado pelas diretrizes da OMS , o Ministério da Saúde aprova, em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Assim, o LEPES oferece uma oportunidade para conhecer algumas práticas que questionam o ainda latente modelo hegemônico, abrindo possibilidades de outras experiências em relação ao cuidado. Os encontros são mensais, sempre nas quintas-feiras pela manhã. As inscrições são sempre feitas através do Sistema de Gestão de Cursos do GHC.


Calendário de atividades - 2021

Janeiro

-x-

Fevereiro

-x-

Março

-x-

Abril

-x-

Maio

-x-

Junho

-x-

Julho

-x-

Agosto

-x-

Setembro

-x-

Outubro

-x-

Novembro

-x-

Dezembro

-x-

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Contato RMS

E-mail: rms@ghc.com.br 
Telefones: (51) 3357.2818 - (51) 3357.2816 

 
login