Cuidando do Residente
A preocupação com a saúde mental dos profissionais da saúde é um tema em destaque não somente no Brasil, mas no mundo. Em 2017, no Dia Mundial da Saúde Mental, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lembrou a importânciade empresas e gestores do mundoadotarem iniciativas que promovam o bem estar físico e psicológico de funcionários no ambiente de trabalho.
Os profissionais da saúde são comumente expostos a situações de risco para o adoecimento psíquico. Tratando-se de residentes, percebe-se ainda a importância de práticas de cuidado com o sofrimento psíquico gerado pelos processos de trabalho, prevenindo possíveis abandonos da formação. Buscando formas de prevenir situações de sofrimento, a COREMU lança mão de diversas estratégias:
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde – LEPES
O LEPES foi criado em 2018 com o objetivo de ampliar e potencializar a formação profissional por meio da criação de grupos de estudo, pesquisa e extensão, acolhendo as demandas dos trabalhadores e residentes, a partir das suas experiências práticas. Oferece espaços de cuidado em saúde mental que buscam trabalhar cuidado do outro através do cuidado de si.
Acriação deste Laboratório caracteriza-se como uma iniciativa bastante inovadora no País, podendo servir de modelo a outras instituições de saúde e formação para o SUS.
O residente deve ficar atento à programação das atividades mensais no site da COREMU e nos comunicados por e-mail.
Conforme pactuação em COREMU, os residentes interessados em participar das atividades ofertadas no LEPES devem pactuar seu afastamento dos cenários de prática durante a realização das atividades com a preceptoria de campo, organizando a assistência, de forma a minimizar o impacto nos atendimentos aos usuários.
Apoio Discente
O Apoio Discente é oferecido, por lei, aos estudantes regulares ou especiais matriculados nos cursos de Graduação, Pós-graduação stricto sensu e lato sensu, e nos cursos de extensão nas modalidades presenciais e à distância. Desenvolve ações observando as possibilidades institucionais de implementação gradativa de ações para a inclusão e permanência do estudante no ensino superior.
Convênios para psicoterapia
A COREMU possui convênio com duas instituições que realizam atendimento psicoterápico para residentes com custos reduzidos. Para usufruir do convênio, o residente deve telefonar para agendar atendimento, levando o comprovante de matrícula atualizado na primeira consulta.
a) Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP)
Endereço: Av. Bagé, 368 – Bairro Petrópolis – Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3333.4801
b) Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA)
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 1517 – Cj. 208 – Bairro Bom Fim – Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3311.3008
Locais para Psicoterapia de baixo custo
O residente deve telefonar para agendar atendimento, levando o comprovante de matrícula atualizado na primeira consulta.
Para acessar a lista clique aqui.
Liberação definição para psicoterapia
Os residentes tem pactuada a apresentação um atestado por semana, de 2 horas (consulta e deslocamento), para realização de psicoterapia. Esta deve ser marcada em início ou final de dia, impactando o menos possível nas atividades desenvolvidas nos campos de prática. Neste caso, a entrega dos comprovantes deve ser na periodicidade dos atendimentos e as especificações podem ser encontradas no item “Normas e Pactuações”.
Convênios saúde e arte
A COREMU possui convênios com instituições que promovem atividades de bem estar através da cultura e arte, bem como atividades físicas. A lista de instituições parceiras pode ser encontrada clicando aqui.