Programa - Saúde Mental
A partir dos movimentos da Reforma Psiquiátrica e Reforma Sanitária no Brasil, que provocaram importantes transformações nos modelos de atenção e gestão das práticas de saúde, bem como a consolidação do Sistema Único
de Saúde (SUS), onde seus princípios e diretrizes apontam para uma nova perspectiva de entender e fazer saúde no Brasil,surge a necessidade de novas estratégias de desenvolvimento de ensino pós-graduado. Em nível de lato sensu, esta nova qualificação de trabalhadores, contempla elementos políticos, culturais e sociais, não presentes no currículo de formação profissional em nível de graduação.
A constituição da saúde mental como área do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC, de caráter multiprofissional e interdisciplinar, propõe a formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Implantada em 2004, visa qualificar profissionais para atuarem na Rede de Atenção Psicossocial do SUS capazes de identificar a complexidade do processo saúde-doença, atuando na assistência, gestão e planejamento de ações de promoção, prevenção e tratamento em saúde mental.
O Programa de Saúde Mental contempla as categorias profissionais de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Os residentes realizam seu percurso pela Rede de Atenção Psicossocial do GHC, composta por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS i e CAPS AD III), Consultório na Rua e Internação em Saúde Mental, além de estágios complementares em outros serviços da rede.