Programa - Saúde da Família e Comunidade

O Programa Saúde da Família e Comunidade (SFC) iniciou suas atividades no ano de 2004, vinculada ao Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC) que já tinha, nesta época, experiência de 25 anos de trabalho com o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC). É uma residência com 14 anos de experiência que visa preparar trabalhadores de diferentes núcleos profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde e, em especial, na Atenção Primária à Saúde.

O Programa Saúde da Família e Comunidade (SFC) acontece na APS que tem como princípios norteadores a integralidade, a longitudinalidade, a coordenação do cuidado e a preocupação em ser a principal porta de entrada do SUS. Estes princípios fazem parte da base sobre a qual as atividades da residência se organizam.

Os residentes do Programa Saúde da Família e Comunidade (SFC) são de diferentes categorias profissionais – enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia, farmácia, nutrição e terapia ocupacional. O Programa se desenvolve durante dois anos, orientado pelo Projeto Político Pedagógico da RMS/GHC e pelo Plano de Ensino do Programa SFC. As atividades teóricas da RMS/SFC ocorrem por núcleo profissional, por cenário de prática e, ainda, integradas com o PRMMFC. Os cenários de prática são as Unidades de Saúde do SSC, onde ocorre maior parte das atividades.

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Contato RMS

E-mail: rms@ghc.com.br 
Telefones: (51) 3357.2818 - (51) 3357.2816 

 

Horário RMS

Residência Multprofissional          
 Seg a Sex - 8h30 às 12h 30min    
 Seg a Sex - 14h30 às 17h    
login