Programa - Gestão em Saúde
A inclusão do Programa de Gestão em Saúde na Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição em 2013 vislumbrou a formação profissional nessa área na perspectiva de estruturação de Redes de Atenção e Linhas de Cuidado Integral com um dos princípios centrais do SUS, apoiando-se principalmente nas políticas públicas que ampliam, renovam e transformam os modelos de atenção e de gestão. Neste horizonte, pretende-se a qualificação e o fortalecimento dos serviços de saúde, especialmente pela articulação “gestão-ensino-atenção à saúde”.
O programa desenvolve-se durante dois anos e visa especializar profissionais na área da gestão de sistemas e serviços de saúde para qualificar o conhecimento e a prática nas áreas do planejamento, do gerenciamento estratégico e operacional, do monitoramento e avaliação, da organização de redes de atenção e da regulação, embasado nos princípios do SUS.
O itinerário pedagógico nos diferentes campos de prática buscam possibilitar o conhecimento, através da visão geral, das frentes de atuação do gestor em diferentes serviços de saúde, seguindo uma visão do funcionamento e potencialidades dos serviços de apoio a assistência e à gestão. Já as atividades teóricas são divididas em três eixos estruturantes: Gestão da Atenção à Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Planejamento, Monitoramento e Avaliação. Aliadas a essas atividades, constam a participação nos Conselhos Gestores e a realização de Trabalho de Conclusão de Residência.
A proposta busca formar sujeitos atentos às necessidades de estruturação das Linhas de Cuidado Integral e das Redes de Atenção, vinculadas às características dos territórios nos quais vierem a atuar. Espera-se que sejam comprometidos ética e profissionalmente com a gestão pública na saúde, sob a ótica da sustentabilidade, da probidade e da eficiência na utilização de recursos de custeio e de investimentos; e que sejam capazes de trabalhar em equipe na perspectiva transdisciplinar; buscando a resolução de problemas de forma autônoma e propondo o desenvolvimento de pesquisa no campo da gestão pública relevante para o SUS.