Programa - Atenção ao Paciente Crítico
O Programa de Atenção ao Paciente Crítico teve o ingresso de sua primeira turma no ano de 2010. Surgiu a partir do Programa de Terapia Intensiva, criado em 2004, pautado pela mudança no panorama nacional da saúde com enfoque na atenção em rede, e na ampliação da visão de criticidade, que ultrapassou os limites de terapia intensiva.
O enfoque principal do Programa é a atenção hospitalar ao paciente adulto crítico, que se encontra principalmente nas Unidades de Emergência e UTI. Os Cenários de Prática são UTI Geral e Emergência Clínica e Odontológica do Hospital Nossa Senhora Conceição, UTI e Emergência do Trauma e Neurocirúrgica do Hospital Cristo Redentor, Unidades de Internação do HCR, SAMU de Porto Alegre, Programa de Atenção Domiciliar do GHC e UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital da Criança Conceição. Apesar do estímulo ao trabalho interdisciplinar, o tempo de permanência em cada Cenário é singular para cada categoria profissional, para que se possa trabalhar algumas especificidades.
Os momentos teóricos são divididos em Seminários de Núcleo (específico de cada profissão) e de Programa (para todas as categorias profissionais), além de momentos de estudo de casos de forma multidisciplinar.
Atualmente o Programa é composto pelos seguintes núcleos: enfermagem, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social. O grupo de preceptores é formado por no mínimo um preceptor para cada três residentes, além dos orientadores de campo.