Programa - Atenção ao Paciente Crítico

O Programa de Atenção ao Paciente Crítico teve o ingresso de sua primeira turma no ano de 2010. Surgiu a partir do Programa de Terapia Intensiva, criado em 2004, pautado pela mudança no panorama nacional da saúde com enfoque na atenção em rede, e na ampliação da visão de criticidade, que ultrapassou os limites de terapia intensiva.

O enfoque principal do Programa é a atenção hospitalar ao paciente adulto crítico, que se encontra principalmente nas Unidades de Emergência e UTI. Os Cenários de Prática são UTI Geral e Emergência Clínica e Odontológica do Hospital Nossa Senhora Conceição, UTI e Emergência do Trauma e Neurocirúrgica do Hospital Cristo Redentor, Unidades de Internação do HCR, SAMU de Porto Alegre, Programa de Atenção Domiciliar do GHC e UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital da Criança Conceição. Apesar do estímulo ao trabalho interdisciplinar, o tempo de permanência em cada Cenário é singular para cada categoria profissional, para que se possa trabalhar algumas especificidades.

Os momentos teóricos são divididos em Seminários de Núcleo (específico de cada profissão) e de Programa (para todas as categorias profissionais), além de momentos de estudo de casos de forma multidisciplinar.

Atualmente o Programa é composto pelos seguintes núcleos: enfermagem, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social. O grupo de preceptores é formado por no mínimo um preceptor para cada três residentes, além dos orientadores de campo.

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Contato RMS

E-mail: rms@ghc.com.br 
Telefones: (51) 3357.2818 - (51) 3357.2816 

 

Horário RMS

Residência Multprofissional          
 Seg a Sex - 8h30 às 12h 30min    
 Seg a Sex - 14h30 às 17h    
login