residenciacoremu

A Residência Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição - COREMU GHC foi implantada em julho de 2004, com o nome de Residência Integrada em Saúde. Previamente à sua implantação, foi elaborado um projeto com sua formulação, que colocava seus objetivos, a forma de organização do processo de aprendizagem em nível teórico e prático e as regras institucionais de seu funcionamento, para fins de financiamento junto ao Ministério da Saúde.

A proposta Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição visa, além da formação de um profissional qualificado às exigências do SUS, à formação de um cidadão crítico que busque, em seus espaços de atuação profissional, social e política, a possibilidade de construir, coletivamente, soluções aos problemas que acometem tanto os usuários quanto os próprios trabalhadores da saúde.

A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, desde a sua criação, oferece, como campo de formação profissional, os seguintes Programas: Atenção ao Paciente Crítico (anteriormente chamado de Terapia Intensiva), Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental. No ano de 2009, o Programa em Oncologia e Hematologia foi acrescentado. No ano de 2013, foram acrescentados os Programas: Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Gestão em Saúde.        

Estrutura e funcionamento da COREMU

A RMS, constituída em uma Comissão de Residência Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), é composta pelos seguintes órgãos:

I – Colegiado (COREMU)

É um órgão consultivo e deliberativo para questões políticas, administrativas e programáticas, composto por:

- Coordenador e coordenador-adjunto;
- Supervisores de cada Programa e os respectivos suplentes;
- 1 representante dos residentes de cada Programa e o respectivo suplente;
- 1 representante dos preceptores de cada Programa e o respectivo suplente;
- 1 representante dos usuários, vinculado ao Conselho Gestor do GHC;
- 1 representante da gestão, designado pelo Diretor Técnico do GHC;
- 1 representante indicado pela Secretaria Municipal de Saúde.

As reuniões da COREMU acontecem uma vez ao mês, em calendário fixado no início de cada ano e disponível no site da COREMU GHC. 

II – Coordenação

                A coordenação é desempenhada por um coordenador, atuando como titular, e um coordenador-adjunto, ambos serão empregados do GHC, com titulação mínima de mestre e com experiência profissional de, no mínimo, 3 anos nas áreas de formação, atenção ou gestão em saúde, nomeados e destituídos pela Gerência de Ensino e Pesquisa.

III - Núcleos Docentes Assistenciais Estruturantes (NDAE)

                É um órgão consultivo, constituído pelo supervisor, pelos preceptores e pelos apoiadores pedagógicos, com a participação dos residentes.

IV - Secretaria Acadêmica

                É composta por empregados do GHC designados para atuarem no apoio à RMS.

 

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Contato RMS

E-mail: rms@ghc.com.br 
Telefones: (51) 3357.2818 - (51) 3357.2816 

 

Horário RMS

Residência Multprofissional          
 Seg a Sex - 8h30 às 12h 30min    
 Seg a Sex - 14h30 às 17h    
login