Jornada de Acolhimento à Crise nas Emergências de Hospitais Gerais

 No dia 17 de outubro de 2013 ocorreu no mezanino do HNSC a 2a e última etapa da "Jornada de Acolhimento à Crise nas Emergências de Hospitais Gerais" como parte da etapa de formação da pesquisa-intervenção realizada pelo grupo de pesquisa INTERVIRES da UFRGS, coordenado pela professora Simone Paulon.

A pesquisa qualitativa intitulada “Estratégias de Acolhimento à Crise em Saúde Mental nas Emergências de Hospitais Gerais” foi desenvolvida junto aos trabalhadores e gestores das Emergências dos hospitais da Criança, Cristo Redentor e HNSC do GHC no período de 2011 até agora e realizou entrevistas, grupos focais e observações nos 3 serviços com o objetivo de “Identificar e analisar os atuais modos de acolhimento realizados junto aos pacientes em sofrimento psíquico que chegam às emergências do GHC, a fim de subsidiar eventual revisão dos critérios da saúde mental constantes nos protocolos de classificação de risco.” A Jornada estruturou-se sobre os 2 eixos centrais da pesquisa, tendo contado com a palestra da dra. Clara Sette Whitaker sobre acolhimento, dia 25/09 e com o dr. Flávio Resmini que trabalhou o eixo “crise em saúde mental” na última 5 feira. Ambas palestras foram antecipadas por rodas de conversa nas quais os pesquisadores apresentaram parte dos dados analisados na pesquisa e, no período da tarde, houve reuniões com grupo gestor para discussão do tema com os palestrantes e proposição de encaminhamentos a partir das informações trabalhadas na pesquisa. Foi distribuído um folder-síntese dos dados levantados que pode ser consultado no blog do evento:http://acolhimentoemsaudemental.blogspot.com e sugerida leitura de dois conteúdos que sistematizam os temas-eixo da pesquisa:


Sobre acolhimento ver:  http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/APPS_PNH.pdf

Para ler o artigo já publicado, com discussões da primeira parte da pesquisa - O foco míope: apontamentos sobre o cuidado à crise em saúde mental em emergências de hospitais gerais, de Simone M. Paulon e outros autores: http://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/40322.

Contato

  • Fone: (51) 3357-2800
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min
login