Profissionais do Laboratório do Hospital Conceição passam por curso de formação de auditores internos

O curso de Formação de Auditores Internos nos Requisitos da Norma do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) 2021, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - Medicina Laboratorial (SBPC/ML), permitiu a formação, neste mês de outubro, de 61 profissionais dos setores técnicos e administrativos do Laboratório do Hospital Conceição, preparando-os para o planejamento e execução de auditorias internas. A auditoria interna permite analisar os processos pelos próprios colaboradores que verificam os pontos que precisam de ajustes. “Também é ferramenta valiosíssima para o ciclo PDCA (Planejar, fazer, verificar e agir), e por conseguinte, para o Sistema de Gestão e Organização como um todo. Esta norma insere requisitos relacionados à Gestão de Riscos e Segurança do Paciente, reafirmando o compromisso do laboratório em contribuir para melhoria dos resultados da assistência”, de acordo com o Setor da Qualidade.

imgptg210125343

“As Auditorias Externas são realizadas no laboratório desde 2004, proporcionando um caminho a seguir, porém, são nas Auditorias Internas, realizadas desde 2008, que os profissionais passam a conhecer e entender as demandas das outras áreas de atuação dentro do seu serviço e permitem uma maior integração da equipe do laboratório”, comentou a Coordenadora do Laboratório, Andréa Cauduro de Castro.

imgptg210325343

Um dos pilares do PALC-SBPC/ML é a revisão e atualização periódica da Norma. A versão 2021 da Norma PALC está harmonizada com as melhores práticas internacionais em medicina laboratorial, incluindo: Diretrizes da OMS, Norma ISO 15189:2015 e ISQua Standard (5th Ed. Version 1.0, 2018), assim como encontra-se atualizada frente a legislações e regulamentos nacionais.

A realização do curso teve a parceria da Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC. Conforme a gerente Bruna Donida “é muito gratificante para a GEP poder contribuir com a qualificação dos nossos profissionais e consequentemente com a qualidade dos exames e atendimento dos nossos pacientes. É o ensino, que faz parte da missão do GHC, contribuindo com a assistência”, comentou.

imgptg210425343

Presente no curso, o gerente de Unidades de Internação do Hospital Conceição, Rafael Ribeiro, disse que a gerência incentiva e parabeniza a iniciativa de formação de auditores internos. “A atividade de auditoria é muito importante para o controle e manutenção da qualidade dos serviços prestados, pois também exerce importante função na educação e na prevenção de ocorrências indesejáveis”, falou.

 

Créditos: Johan Strassburger (Fotos)

Contato

  • Fone: (51) 3357-2800
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min
login