Análise de produtividade e influência científica da pesquisa no Grupo Hospitalar Conceição

O Setor de Pesquisa da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição realizou uma análise da produtividade (artigos científicos) e influência científica do GHC.

Considerando que, na última década, o Brasil vem demonstrando um rápido crescimento da produtividade e influência científica, o que demonstra o relatório pesquisa do Web of Science Group, medidos por meio da bibliometria.

Conforme Fernando Anshau, coordenador do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) GEP/GHC, “nesta análise em igual período, observamos um grande crescimento da produção de publicações do Grupo Hospitalar Conceição, partindo de uma média de 20 publicações/ano para mais de 100 publicações/ano nos últimos anos (figura 1). Além disso, também observamos o grande número de citações de trabalhos publicados com grupos de pesquisa do GHC (figura 2)”. Nesta análise, foram explorados os dados da Web of Science, além do exame em alguns resultados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), criada e implementada no Brasil em 1998 para fortalecer a infraestrutura de pesquisa, desenvolvendo a capacidade de comunicação acadêmica e a Biblioteca Virtual em Saúde.

publicaes



Observa-se que, apesar de ser uma análise parcial de produtividade e impacto científico, houve um aumento da produção científica do GHC, além de crescimento do impacto da pesquisa, conforme indicado pelo número de citações recebidas, que vem crescendo de forma constante. Nas últimas duas décadas, foram produzidos mais de 1.100 artigos científicos, segundo os dados da “BVSalud”. Além do que, a “Web of Science” demonstra mais de 11 mil citações de 600 artigos do GHC na última década.

img.ptg.2.1.02.21666
Este grupo organiza as informações de pesquisa do mundo para permitir que academias, corporações, editores e governos acelerem o ritmo da pesquisa. Ele é alimentado pela Web of Science - o maior índice mundial de citações neutras em editor e plataforma de inteligência de pesquisa.

Contato

  • Fone: (51) 3357-2800
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min
login