Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica GHC se reinventa durante a pandemia

A atual situação, imposta pela pandemia, recomenda o isolamento social. Por consequência, foram suspensas as aulas presenciais do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica GHC, pertencente à Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição. Com isso, as docentes do Curso, Dinara Dornfeld, Cecilia Biasibetti Soster e Fernanda Miranda Seixas Einloft repensaram a prática, buscando informações e conhecimentos referentes a esta nova modalidade de formação por meio do ensino à distância (EAD), a fim de não retardar a formação dos futuros profissionais.

img.ptg.2.1.02.21623


Desde 2009, a Escola Técnica GHC forma técnicos de enfermagem para atuar no SUS, sendo reconhecida por diversas instituições, públicas e privadas, pela qualidade de seus egressos. Com a atual mudança, diferentes recursos estão sendo utilizados, como: gravação das aulas e procedimentos técnicos, na Escola GHC, atendendo às recomendações do distanciamento, uso do Moodle para disponibilização das atividades; web-aulas através de ferramentas de videoconferência; uso do WhatsApp com vídeos breves e áudios explicativos sobre o acesso e desenvolvimento de atividades, entre outros. O suporte técnico aos discentes, para entender como trabalhar nas plataformas digitais, também tem sido uma constante nas atividades das docentes do Curso. Para esta tarefa, conta-se com o apoio técnico da auxiliar administrativa Luana Marques Cabral.

Segundo as docentes, o feedback dos discentes tem sido bem positivo. “Atualmente, pode-se afirmar que já estão adaptados à modalidade de ensino à distância adotada e conseguem desempenhar as atividades com adequado aproveitamento”, informou Dinara Dornfeld. “Além disso, muitos discentes têm enviado mensagens valorizando a oferta de aulas em formatos diversificados e de qualidade, fundamentais para a melhor apropriação dos conteúdos abordados”, complementou.

A adaptação do novo currículo do curso Técnico em Enfermagem respeitou a legislação do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Enfermagem, no que se refere à carga horária destinada aos componentes teóricos e práticos (estágios). Essa reorganização permitirá a conclusão do semestre para as duas turmas em andamento, conforme calendário escolar original, garantindo, inclusive, a formatura na data original da turma que se encontra em processo de conclusão do curso.

Créditos: Alexia Manon

Contato

  • Fone: (51) 3357-2800
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 326
- Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS - CEP 91.350-200

 

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
Estágios Seg a Sex 8h às 17h
Escola Seg a Sex 7h às 17h 30min
Mestrado Seg a Sex 7h às 17h 30min
Residência Multprofissional Seg a Sex 7h às 17h 30min
Pesquisa Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC  Seg a Sex 7h às 22h 30min
login