CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE

O Serviço do Adolescente do Hospital Criança Conceição (HCC) realizou nesta segunda-feira, 21 de agosto, o evento que celebrou 30 anos de atendimento especializado aos adolescentes. A cerimônia, que ocorreu no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, também marcou a abertura da terceira turma do Curso de Qualificação em Atenção à Saúde do Adolescente em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC. 

Emocionada, a coordenadora do Serviço do Adolescente, médica hebiatra Lílian Day Hagel, agradeceu a presença dos colegas, amigos, estudantes e das autoridades que cuidam da saúde e segurança de crianças e adolescentes. “Este é um momento muito especial para mim e para todos que fazem o serviço acontecer. É um espaço pensado para compartilhar e agradecer às inúmeras pessoas que fizeram o seu melhor em diversos momentos”, afirmou a coordenadora.

Lílian ainda realizou um breve relato sobre sua trajetória no serviço, até os dias atuais. “Quando participei do Curso de Medicina do Adolescente, um leque de informações, que eu não imaginava, me foi apresentado. A partir disso, eu comecei a enxergar adolescentes em todos os lugares. Quando iniciamos o trabalho, cerca de 20% dos pacientes que chegavam na emergência eram adolescentes, hoje, o número de jovens caiu, mas as doenças aumentaram”, explicou ao falar da necessidade do cuidado com o adolescente.

O gerente de Ensino e Pesquisa, Geraldo Jotz, que na cerimônia representou a diretoria do GHC, afirmou que estatisticamente o número de adolescentes com AIDS aumentou. De acordo com Jotz, esses dados mostram a imprescindibilidade do Serviço do Adolescente: “É preocupante saber que, mesmo com o número de jovens diminuindo, as doenças estão aumentando. Nós precisamos de ações como essa, que pensem na saúde em longo prazo e que busquem impedir a chegada do adolescente à emergência, realizando um atendimento primário cada vez mais satisfatório”. Fazendo referência ao Curso de Qualificação em Atenção à Saúde do Adolescente, Jotz salientou que a educação é um instrumento indispensável à atuação em saúde e colocou a Gerência de Ensino e Pesquisa à disposição do serviço. 

Élson Romeu Farias, diretor do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que na ocasião representou o Secretário de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, parabenizou Lílian pelo trabalho desenvolvido em 30 anos de atuação. “Não se faz políticas de saúde sem paixão e é isso que nós vemos aqui. Os alunos devem tomar isso como exemplo de como se faz à implantação de uma área”, finalizou. 

Para o gerente de Internação do Hospital Criança Conceição (HCC), Leonardo Severo, o trabalho conjunto realizado no hospital é fundamental para o sucesso das ações implantadas. “Nós somos uma parceria, nossa equipe trabalha muito unida, sempre pensando em proporcionar um atendimento em saúde de excelência para essa população tão importante. Este evento vem para nos lembrar que os adolescentes estão aí, nas nossas unidades de saúde, são filhos, irmãos, mães e pais”, declarou. 

A emoção demonstrada pela a coordenadora do Serviço do Adolescente, Lílian Day Hagel esteve presente na fala do gerente de Internação do Hospital Conceição, Alexandre Bessil: “Essa comoção da doutora Lílian, é a emoção daquelas pessoas que constroem algo e fazem acontecer. Nós devemos levá-la como exemplo, para sempre fazermos o nosso melhor”.

Quebrando o protocolo, Lílian convidou para uma fala o juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Marcelo Mairon Rodrigues. Ele tratou sobre o trabalho de rede realizado. “Há muito para avançar, mas sem essas ações em rede, nós não teríamos condições de sanar as dificuldades”. A promotora de justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga complementou a fala de Rodrigues, parabenizando o Grupo Hospitalar Conceição. “Hoje, nós vemos o trabalho desenvolvido pelo GHC no CAPSi e nos ambulatórios, ouvimos relatos do serviço de excelência desenvolvido por eles e é como deve ser”.

O Serviço

Buscando garantir o acesso de adolescentes e jovens a ações de promoção à saúde, prevenção, atenção a agravos e doenças, bem como reabilitação, em 1987 entrou em funcionamento - sob a denominação de Unidade de Atenção ao Adolescente - o Serviço do Adolescente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Inicialmente, o trabalho realizado era de atendimento ambulatorial de adolescentes, por meio de um serviço especializado e uma equipe multiprofissional. Em 2002, o Serviço, conhecido como a primeira proposta de atendimento especializado voltado aos adolescentes, passa a contar com uma unidade exclusiva para adolescentes, instaurada no HCC e, em 2004, conquista-se existência administrativa e, com isso, o Serviço do Adolescente amplia o número de profissionais que o integram. 

Ao longo destes 30 anos, o serviço tem participado ativamente em diversos programas da Política de Atenção à Saúde do Adolescente nas esferas federal, estadual e municipal, além de ser consultor e referência nacional no atendimento em nível secundário e terciário. Atualmente, o serviço atende a cerca de 500 adolescentes por mês.

 

Creditos: Graziella Silva

Contato

  • Fone: (51) 3357-2285
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

- Mantenedora: Av. Francisco Trein, 596, Prédio Administrativo, térreo e 1° andar
- FaCS-GHC: AV. Francisco Trein, 326
CEP 91.350-200 Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS

Horário de funcionamento

Mantenedora Seg a Sex 7h às 17h 30min
FaCS-GHC   7h às 22h 30min