Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias em Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Grupo Hospitalar Conceição, é ofertado sob forma de curso de Mestrado Profissional com ênfase na área de concentração Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Tem por objetivo formar profissionais da saúde oriundos do SUS e que atuem nas áreas de gestão, assistência e educação com habilidades e capacidade tecno-científicas para realizar a avaliação e a produção de tecnologias em saúde.

A avaliação de tecnologias (ATS) compreende como tecnologia em saúde todo e qualquer método/dispositivo utilizado para promover a saúde, prevenir e tratar doenças e melhorar a reabilitação ou o cuidado. As tecnologias, neste contexto, não incluem somente equipamentos, mas também medicamentos, procedimentos médicos e cirúrgicos, intervenções sobre a prática organizacional das equipes de saúde e modelos tecnoassistenciais e ações de educação. Assim o curso está organizado didático e pedagogicamente nos seguintes eixos temáticos:

- avaliação e produção de tecnologias na gestão;

- avaliação e produção de tecnologias na assistência;


- avaliação e produção de tecnologias na educação;


 Notícias: 

07.08.2017
Defesas de Dissertação do mestrado Profissional do GHC 2017

Veja aqui o cronograma...

 19.06.2017

GHC tem a sua primeira Sessão Pública de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional

Foi com enorme e satisfação que o Programa de Pós Graduação Em Avaliação de Tecnologias para o SUS do GHC (PPGATSUS), certificado pela CAPES/MEC realizou no ultimo dia 14 de junho a primeira Sessão de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS oferecido por nossa instituição.

mestradobanca1

O TCC  defendido teve como título: “UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E-SUS NO REGISTRO DE PROCEDIMENTOS DA ATENÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS” pela mestranda Moara Ailane Thum e orientado pelo Prof. Roger Keller Celeste. Segundo o coordenador do PPG Prof. Julio Baldisserotto se trata da “consolidação de um projeto de alta qualidade acadêmica e que coloca o GHC ao lado de grandes Universidades Brasileiras no que tange ao ensino de Pós Graduação. Temos a convicção de que este é um momento impar e um marco para o ensino e a pesquisa de Pós Graduação no GHC”. O evento realizado no Auditório Jahyr Boeira teve a presença da Direção do GHC representada pelo Dr. Mauro Sparta – Diretor Técnico, Prof. Geraldo Jotz da Gerente de Ensino e Pesquisa, além de alunos do Mestrado e funcionários.

A banca foi composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Adriana Roese – UFRGS, Profa. Dra. Claunara Schilling Mendonça – GHC, Prof. Sérgio Antônio Sirena- GHC e Prof. Roger Keller Celeste- UFRGS

17.05.2017
Coordenador do Mestrado Profissional do GHC participa do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Pós Graduação na área da Saúde

Nos dias 9 e 10 de maio, estiveram reunidos na UNICAMP, Campinas, coordenadores de programas de Mestrado Profissional e Acadêmico e Doutorado na área da saúde coletiva de todo o Brasil. O Dr Julio Baldisserotto esteve representando o Programa de Pós Graduação do GHC  no evento. Às vésperas da realização da avaliação quadrienal 2013-2016 em todas as 48 áreas de conhecimento organizadas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva discutiram coletivamente a construção desse processo na reunião do Fórum de Coordenadores. Além dos  temas de relevância para a avaliação da CAPES e futuro da Pós no Brasil foi debatida a nova modalidade de Doutorado Profissional recém aprovada pela CAPES.  O Prof. Julio foi indicado para participar da Comissão de Doutorado e Mestrado Profissionais que vai elaborar critérios e indicadores para o funcionamento destes cursos e a ser apresentados na próxima reunião do fórum e posteriormente enviados a CAPES.

16.05.2017
Docentes e mestrandas do MP ATSUS participam do curso internacional “Microcusteio aplicado a avaliações econômicas em saúde”

    O MP ATSUS recebeu convite para participar do workshop “Microcusteio aplicado a avaliações econômicas em saúde”, promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Interinstitucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde – IATS/UFRGS.    O evento ocorreu em Porto Alegre nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017 e contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, bem como técnicos e pesquisadores oriundos de várias instituições locais e de outros estados do Brasil.

Microcusteio

 Os professores Airton Tetelbom Stein, Ananyr Porto Fajardo e Luciane Kopittke, bem como as mestrandas Eliziane Ferranti e Laís Maciel Guterres Zeilmann, acompanharam todas as atividades.

 Os objetivos do curso eram:
 - Contextualizar Análises de Custo quando aplicadas a avaliações econômicas completas em saúde;
 - Discutir os desafios no cenário nacional quanto à aferição de custos para avaliações completas em saúde;
 - Alinhar conceitos e definições de custos em saúde ente os participantes de diferentes áreas;
 - Instrumentalizar os participantes na metodologia de microcusteio;
 - Debater tópicos avançados na área de microcusteio, ponderando benefícios e dificuldades de diferentes técnicas.

 03.05.2017
Mestrado Profissional Avaliação e Produção de Tecnologias em Saúde do GHC na VI Jornada Científica do GHC


Como parte da VI Jornada Científica do GHC, seis mestrandos da 1ª turma do Mestrado Profissional Avaliação e Produção de Tecnologias em Saúde do GHC (MP ATSUS) tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão em andamento e discutir seus resultados preliminares com debatedores convidados e o público presente. 
A atividade ocorreu na tarde do dia 27/04/17 no auditório Dr. Jahyr Boeira de Almeida, tendo contado com um público diversificado formado por trabalhadores da instituição, estagiários, residentes e mestrandos da 1ª e da 2ª turma do MP ATSUS. 
Os mestrandos (e respectivos orientadores e coorientadores) que apresentaram sua produção em andamento foram: 

 

Ana Paula Rigo

(Rosa M. Levandovski e Balduíno Tschiedel)

Adesão ao protocolo clínico e diretriz terapêutica do Ministério da Saúde para doença de Parkinson

Daiane Bertuzzi

(Flávia M. Silva, Balduíno Tschiedel e André K. de Lima)

Presença de neuropatia diabética e fatores associados em pacientes com diabetes em acompanhamento ambulatorial

Eduardo Viegas da Silva

(André K. de Lima e

Luciane Kopittke)

Desigualdades sociais na utilização de medicamentos especializados para tratamento de esquizofrenia

Marcos Krahe Edelweiss

(Julio Baldisserotto e

Eno D. de Castro Filho)

Uso de plantas medicinais em hipertensão – quais as evidências?

Regina S. Watanabe Di Gesu (Sergio A. Sirena e

Claunara S. Mendonça)

Efetividade clínica dos testes cutâneos na alergia às proteínas do leite de vaca

Renata Palmerim Schorn (Cristine M. Warmling e

Evelise R. de Faria)

Projeto terapêutico singular e processo de trabalho de equipes em centros de atenção psicossocial

01

 Público prestigiando a apresentação e debate dos trabalhos de conclusão
em andamento de seis mestrandos do MP ATSUS, VI Jornada Científica do GHC.

Créditos: Ananyr Porto Fajardo


04/04/2017
Aluno do Mestrado Profissional apresenta exposição de poemas visuais. O trabalho faz parte da produção técnica que o mestrando realiza no MP sob orientação da Profa. Daniela Dallegrave 

IMG-20170402-WA0029

 04/04/2017
Aula Aberta: Incorporação de Tecnologias em Saúde no Brasil

Cartaz27.03.17

 

 

 

 

 

 


 Parceria:

logo fiocruz 2014   logo ufrgs       logo ghc

 

Contato

  • Fone: (51) 3357-2285
  • E-mail: ensinoepesquisa@ghc.com.br

Localização

Av. Francisco Trein, 596, Bloco H, 3° andar
CEP 91.350-200 Bairro Cristo Redentor
Porto Alegre - RS

Horário de funcionamento

Seg a Sex 8h 30min às 17h
   

Contato Mestrado

  • Fone: (51) 3357-2095
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.